Significado de Classicismo


O que é Classicismo



Classicismo é um substantivo masculino.

O significado de Classicismo descreve o movimento de renovação artística que surgiu no século XVI, na Itália. Entende-se como um movimento cultural que, durante o movimento renascentista, procurou incentivar a valorização e resgate dos elementos artísticos da cultura clássica (a greco-romana).

Desse modo, o classicismo se conceitua como uma doutrina literária e artística criada sobre o respeito da tradição clássica. É uma doutrina dos artistas que se inspiraram e tomaram de exemplos a Antiguidade greco-romana.

A disposição do resgate da cultura clássica era um interesse que surgiu ainda no final do século XIII, também na Itália. A obra de arte da cultura clássica era vista como uma manifestação harmoniosa e bela, um modelo a ser seguido – um exemplo comum era a tradução de autores latinos e gregos por parte de alguns humanistas (intelectuais e escritores).

Do grupo dos humanistas, alguns nomes se destacam, como é o caso de Dante Alighieri – que criou o verso decassílabo.

É possível destacar que o classicismo na área das artes plásticas, teatro e literatura surgiu durante os séculos XIV ao XVI (durante o Renascimento Cultural) e na área da música na metade do século XVIII (durante o Neoclassicismo).

Durante o século XVI, o homem voltou-se para a realidade concreta. Nesse caso, ele acreditou que tinha aptidão para mudar e controlar o mundo.

Durante o Renascimento, o gênero lírico e a poesia épica prosperam.

Nesse mesmo período, Portugal foi um país que se tornou muito importante como nação, juntamente com seu povo, cultura e idioma. Como exemplo, tem-se o autor Luís de Camões com seu poema Os Lusíadas.

Características do Classicismo

As obras que tiveram seu surgimento no período do Classicismo tinham várias características que faziam parte da herança cultural da Antiguidade Clássica – mesmo com essa base, as obras produziram uma nova visão e compreensão do mundo.

A primeira característica tem a ver com o universalismo: eram abordados temas universais, buscando o equilíbrio entre os sentimentos e a razão. Além dessa, havia o racionalismo que procurava valorizar as explicações baseadas na ciência.

Ainda, outras características eram:

  • A influência do pensamento humanista,
  • Os aspectos culturais e filosóficos das culturas greco-romana em termos de valorização,
  • A procura do equilíbrio, rigor e pureza formal,
  • A ideia do antropocentrismo – que aborda que o homem é o centro do Universo, e
  • Criticar as explicações e o modo de compreensão do mundo que é divulgado pela religião.

Humanismo

O humanismo esteve aliado com o Renascimento e foi iniciado, obviamente, no século XIV. Tinha como conceito a valorização do ser humano e sua condição como criatura acima de tudo, ou seja, como o ser mais importante do Universo.

O ideal humanista abordava alguns atributos e realizações humanas, como o caso da preocupação, compaixão e generosidade.

Na filosofia, o humanismo proporcionou novas reflexões sobre artes, ciências e política e foi responsável pela transição da Idade Média para a Idade Moderna. Intelectuais e artistas foram influenciados pelo humanismo e começaram a explorar assuntos relacionados com a figura humana e também inspirando-se nos clássicos da Antiguidade greco-romana.

O surgimento da burguesia é a característica mais marcante do humanismo.

O significado de Classicismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Classicismo |