Clamor é um substantivo masculino que vem do verbo clamar. Tem como origem a palavra em Latim clamar, que significa “gritar, fazer ruído, chamar”.
Clamor é a ação ou ato de clamar, isto é, de bradar ou de dizer em voz alta alguma coisa.
Em diversos contextos, pode-se entender que clamor vira um ato de súplica, de queixa, de protesto, de uma reclamação ou mesmo de um discurso, geralmente ocorrendo aos gritos. Pode abordar também o descontentamento e reprovação.
Por exemplo:
“Aquela família clamava por misericórdia aos ladrões que estavam com seus filhos na mira de armas.”
“A comunidade se reuniu para clamar por justiça em frente à Prefeitura.”
“A reportagem mostrava diversos indivíduos, em países diferentes, sendo filmados enquanto clamavam por paz e união entre as nações.”
Ou seja, clamor pode reivindicar o cumprimento de alguma promessa – sendo também caracterizado por gritos e de modo explosivo.
Ainda, clamor de vozes pode ser ocasionado em situações de confusões ou discórdias.
Por exemplo: “Os candidatos à Prefeitura desse ano clamaram por explicações sobre as promessas de campanha que não foram cumpridas nos últimos quatro anos. O mediador do debate precisou intervir na discussão.”
“Na acalorada briga, o jovem clamava por perdão por ter batido no cachorro do vizinho.”
Para a Religião, clamor é um ato de realizar uma oração em coro e em voz alta pelos fiéis que caminham durante uma procissão.
Por exemplo: “Os cristãos clamavam pelas ruas enfeitadas durante a procissão de Corpus Christi para celebrar o mistério da eucaristia.”
O significado de Clamor está na categoria Significados