A palavra cisto tem origem grega, Kystis. O termo pode ser traduzido como bexiga, saco. Cisto é um tipo de tumor benigno, ele caracteriza-se por ser uma formação orgânica que lembra um saco cheio de conteúdo, que pode ser líquido, ar ou pastoso, formando-se no tecido epitelial encontrado em diversas partes do corpo humano.
O saco fechado que forma o cisto é revestido com uma membrana, sendo um tipo de formação anormal que ocorre em uma cavidade ou estrutura corporal.
Os cistos podem ser o resultado de um defeito no desenvolvimento do embrião durante a gestação. Entretanto, é bastante comum que apareçam de forma espontânea, sem que se possa determinar uma causa. Cistos, apesar de benignos, podem oferecer algumas ameaças, isso por que ele afeta a tecidos próximos podendo trazer-lhes consequências negativas.
Qualquer tecido do corpo é passível de apresentar a formação de um cisto, mas sua incidência é mais comum na pele. Uma infecção, glândulas sebáceas abstruídas, corpos estranhos presentes nos tecidos epiteliais podem ser acompanhados pela formação de um cisto.
Alguma vezes um cisto é um saco que protege certos parasitas num estado de dormência dentro de um organismo. Estando no estômago, por exemplo, os parasitas com esse saco se protegem dos ácidos digestivos do órgão, e quando no intestino, o cisto é quebrado e o parasita sai e se instala.
Um outro exemplo de anormalidade orgânica que pode vir acompanhada por cistos é a fibrose cística, uma doença genética em que cistos se desenvolvem no tecido pulmonar liberando um muco que reduz a capacidade do pulmão e causa tosse crônica.
Cisto no Ovário
O cisto no ovário geralmente manifesta-se em mulheres com idade em torno dos 20 e 35 anos. Ele, em geral é decorrência de um descontrole do organismo na produção de hormônios em mulheres que apresentam um quadro de doença inflamatória pélvica ou endometriose. É bastante comum que somente um dos ovários seja atingindo pela formação do cisto.
Sempre que há um acúmulo de fluidos que envolvem a fina parede de um dos ovários, podemos dizer que há um cisto no ovário. Os cistos no ovário podem ser bem pequenos, do tamanho de um grão de feijão, por exemplo, como podem ser grandes como uma maçã. Contudo, quase sempre os cistos no ovário não oferecem riscos a saúde da mulher.
O cisto no ovário também raramente irá interferir no processo de ovulação, tendo um índice bem elevado de incidência. A intervenção cirúrgica só é indicada nesse caso se o cisto tiver atingido um tamanho superior a 10 cm.
Entre os tipos de cistos de ovário, os mais conhecidos são: cistoadenoma, cisto folicular, cisto de corpo lúteo, cisto endometrióide, cisto hemorrágico, cisto dermóide e ovário policístico.
O significado de cisto está na categoria Significados