Cidade-Estado é o termo que define um local independente, uma cidade que possui seu próprio governo.
Uma Cidade-Estado pode ser uma cidade dentro de outra cidade ou um local autônomo, independente, que tem seu governo próprio mesmo estando no território de qualquer outro país, sendo gerenciada por suas próprias leis, por seus próprios governantes.
Cidades-Estado eram comuns na antiguidade, principalmente na Grécia, quando os gregos ainda não formavam um país. Atenas, Esparta e Tróia eram Cidades-Estado, formadas por uma população que falava a mesma língua, tinha os mesmos costumes, veneravam os mesmos deuses, mas eram independentes entre si, cada uma governada por um rei, com um regime político próprio.
Entre os antigos gregos, as cidades eram denominadas “polis”, que era o termo que designava um território e um sistema político, uma região onde a cidade exercia o poder e se tornava um centro cultural, político e econômico. A cultura e a forma de vida da população apresentava-se como o grande diferencial para a área circundante.
As Cidades-Estado também foram comuns na península itálica, a exemplo de Gênova, Florença, Pisa, Veneza e outras, que eram repúblicas independentes antes de formarem o país que hoje conhecemos como Itália. O mesmo aconteceu na Alemanha, que formou a Liga Hanseáltica, que acabou criando a união do povo alemão numa mesma nação.
A atualidade nos apresenta ainda algumas Cidades-Estado que são representativas no cenário político, econômico, cultural e religioso.
A primeira delas é o Vaticano, uma Cidade-Estado encravada dentro do território de Roma, capital da Itália, que é independente e governada pelo Papa.
Outros exemplos podem ser dados por Singapura e Mônaco, cidades que, embora estejam em territórios já unificados, ainda possuem legislação própria e tem seus próprios governantes constituídos legitimamente.
O significado de Cidade-Estado está na categoria Significados