Cidade é um substantivo feminino. O termo vem do Latim civitas, que significa originalmente “condição ou direitos de cidadão”, de cives, que significa “homem que vive em cidade”.
O significado de Cidade é uma área concentradamente povoada e arborizada. Uma cidade é um local composto por zonas de residências, comercios e industrias, sendo que um número considerável de indivíduos exerce distintas atividades econômicas interdependentes.
A cidade está localizada em um ambiente urbano, opondo-se ao campo, que é zona rural.
Vale frisar que cidade e município são conceitos associados e muito confundidos. Entretanto, ambos os termos são distintos em suas explicações. Enquanto que a cidade é vista como um agrupamento urbano, concentrada – de maneira geral – em uma única região, com diversos estabelecimentos e residências, um município e caracterizado por uma delimitação criada por fronteiras políticas, podendo ser visualizadas em um mapa. Entende-se, portanto, que a cidade é a sede de um município, que por sua vez, é cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado.
Uma cidade pode conter uma população pequena ou grande, dependendo de sua área. Por exemplo, a área urbana de Tóquio e Yokohama, no Japão, comporta mais de 37 milhões de pessoas. No Brasil, a maior cidade é São Paulo, com mais de 20 milhões de habitantes.
Cada cidade possui um núcleo populacional: amplo espaço que é palco dos vários fenômenos e relações sociais, culturais e econômicos. A cidade consegue ser caracterizada através do próprio estilo de vida dos habitantes, sem esquecer de outros fatores, como é o caso da urbanização, atividades econômicas, entre outros.
O surgimento das cidades, de acordo com diversos estudiosos, é apontando juntamente com o aparecimento da civilização, mais em específico a época em que a descoberta da agricultura facilitou a vida do homem que, antes nômade, pode utilizar-se da agricultura para gerar comida em abundância e ter uma vida mais sedentária.
Com a população se tornando mais sedentária e ainda com a ajuda da agricultura, muitas pessoas passaram a aprimorar suas moradias, aumentando suas estruturas. Logo, foi necessário organizar a vida em sociedade, por meio de regulamentações. Com o passar do tempo, foram os líderes desses primeiros centros urbanos que se tornaram governantes para fazer com que a cidade se tornasse algo novo.
Acredita-se que as primeiras cidades tiveram sua origem na Suméria – local onde está o Iraque, atualmente. A Suméria ainda foi a responsável pelo surgimento de elementos indispensáveis para a vida do homem moderno: a escrita, a arquitetura, a divisão social em classes, sistema econômico, entre vários outros exemplos.
Com o termo cidade, pode-se encontrar várias outras expressões. É o caso de: