Cidadão é o habitante de uma cidade. É o indivíduo que convive em sociedade. Sociedade por sua vez é um grupo de pessoas entre as quais existem relações recíprocas, ou seja, de colaboração mútua.
Cidadão é um substantivo masculino.
Todo cidadão tem o direito de gozar de seus direitos políticos e civis do Estado em que nasceu, ou no cumprimento de seus deveres para com este.
Quando o cidadão tem consciência e passa a exercer seus deveres e direitos para com a nação, ele está praticando a cidadania.
É obrigação da estrutura escolar e familiar educar, instruir, ensinar e capacitar o cidadão para que a Constituição seja respeitada.
Ser cidadão é ter direito à liberdade, à vida, à propriedade e à igualdade perante a lei. É ter garantido seus direitos civis. É também participar no destino da sociedade, ser votado, votar e possuir direitos políticos.
Cidadão honorário é um título que uma pessoa importante recebe por prestar auxílio, favores ou contribuições que ajudem no desenvolvimento social local.
Em outras palavras, cidadão honorário é um título de honraria outorgado a alguém, por algum serviço de relevância que o agraciado tenha prestado a uma determinada sociedade.
Cidadão benemérito é aquele indivíduo ilustre digno de honrarias, que merecer ser aplaudido e recompensado por serviços relevantes ou por procedimentos importantes e notáveis prestados à sociedade.
Exemplo: Pedro receberá o título de cidadão benemérito por suas atitudes solidárias.
Cidadão Kane é o nome de um filme, Citizen Kane é seu título original em inglês, que foi lançado em 1941 e dirigido por Orson Welles. O longametragem é considerado um marco na história do cinema, por suas técnicas narrativas e inovações cinematográficas apresentadas na época.
Cartão Cidadão é um cartão magnético fornecido pelo Governo brasileiro para auxiliar o acesso do cidadão a vários serviços como consulta de quotas do PIS e informações sobre o FGTS.
Todo cidadão brasileiro pode ter o Cartão Cidadão.
O plural da palavra cidadão é cidadãos. A forma cidadões está incorreta.
Cidadão no sentido de “habitante da cidade” possui os seguintes sinônimos:
Cidadão no sentido de “qualquer indivíduo” apresenta os sinônimos:
A palavra cidadão tem origem na antiguidade, embora ela não assuma as mesmas características peculiares que se tem atualmente desse termo. Surgia nesse período uma especificidade desse modo de organização social. Com o surgimento das polis Greco-romanas e cidades-Estados essa organização se difundiu a partir do século IX a.C..
Na época, o uso do termo cidadão remetia à ideia de que as pessoas fossem plenas de liberdade e somente dessa maneira poderiam ter seus privilégios garantidos de participarem integralmente da vida econômica, política e social daquela comunidade.
Não eram considerados cidadãos os escravos, estrangeiros e populações que estavam sob o comando militar.
Cidadão é o nome de uma música cantada por Zé Geraldo, um cantor e compositor brasileiro nascido em Minas Gerais.
No ano de 1978 ele saiu vencedor do Festival de Ilha Solteira com a canção “Promessas de um idiota às seis da manhã”. Nesse evento ele conheceu o compositor Lúcio Barbosa, que ficou em segundo lugar. Barbosa apresentou a música “Cidadão” para Zé Geraldo e esse pediu para que o deixasse gravar a canção.
Desse momento em diante Zé Geraldo foi reconhecido nacionalmente e até os dias de hoje a música Cidadão é sua marca registrada.
O significado de Cidadão está na categoria Significados