Chuva ácida é um evento causado pela poluição na atmosfera. Em grandes centros urbanos e áreas de grandes indústrias, há no ar excesso de gases poluentes que causam esse fenômeno, a chuva carregada com grande quantidade de ácidos.
Os poluentes responsáveis pela formação desse fenômeno atmosférico são o trióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio.
O trióxido de enxofre é formado a partir da reação do dióxido de enxofre com o oxigênio presente no ar. O dióxido de enxofre é liberado para a atmosfera a partir da queima dos combustíveis fósseis, que em geral possuem enxofre como contaminante.
O dióxido de nitrogênio também é liberado pela reação de combustão.
Esses dois componentes, uma vez presentes no ar atmosférico, entram em contato com a água que se encontra presente na umidade do ar, sofrem reação e formam o ácido sulfúrico, através do dióxido de enxofre, o ácido nítrico e ácido nitroso, através do dióxido de nitrogênio.
Esses ácidos estão caracterizados na escala de acidez como ácidos fortes, apresentando baixos valores de PH, quando em solução aquosa.
Uma vez formado esses ácidos na atmosfera na forma gasosa, eles juntam-se com a água que sofre precipitação da chuva e são carregados, formando uma solução aquosa ácida, que é denominada de chuva ácida.
O fenômeno da chuva ácida pode também ser observado em locais não poluídos. Isso acontece porque os componentes que formam a chuva ácida podem ser carregados juntamente com as massas de ar e assim contaminam outras regiões.
O dióxido de carbono, CO2, presente na atmosfera também reage com a água formando ácido carbônico. O fato é que esse ácido é um ácido fraco e, portanto, a chuva neste caso apresenta baixa acidez com pH em torno de 5,4.
O pH 7 é considerado neutro. Uma solução com pH 5,4 não é considerada muito ácida a ponto de causar grandes danos. A água encontrada na natureza apresenta um pH em torno de 6. Comparando–se esses valores, percebemos que a acidez causada neste caso não é um grande problema.
No entanto, a concentração excessiva de gases formadores de ácidos na atmosfera pode aumentar a acidez, apresentando um pH da chuva muito baixo, tornando-se nocivo ao meio ambiente.
A chuva ácida pode trazer grandes problemas para o meio ambiente. A acidez é corrosiva, podendo destruir monumentos históricos e causar sérios danos ao meio ambiente.
Animais e plantas de vida aquática não sobrevivem em ambientes com elevada acidez. A precipitação de chuva ácida irá contaminar rios e lagos provocando a morte desses animais.
O solo deve ser preparado considerando critérios de acidez e disponibilidade de nutrientes para cultivar alimento. A chuva ácida pode provocar um desequilíbrio no solo tornando-o inviável para o plantio. Além de uma série de outros danos que a acidez pode provocar.
O significado de Chuva Ácida está na categoria Significados