Chula é um substantivo e adjetivo feminino. A palavra tem origem no Italiano ciullo, que quer dizer “rapaz”, mas que passou para o Espanhol como chulo, sendo que este significa “pessoa de baixa extração”.
O significado de Chula é o feminino de chulo.
O termo procura qualificar uma pessoa que é ordinária, que é rude, grosseira, burlesca. É, afinal, um adjetivo para classificar uma pessoa ou algo que tem pouco valor. Chula é alguma coisa de mau gosto, ordinária, tosca, brega, rústica.
Chula é uma palavra que pode se referir a pessoas, serviços, textos, objetos, uma palavra, comportamentos, pensamentos, mercadorias, ou qualquer outra coisa que pode ser julgada chula.
No caso de pessoas, chula é aquela que age de maneira rude, que tem vulgaridade no modo de falar e agir, a que não se comporta de forma apropriada, que não sabe se vestir, que é uma pessoa pobre, com poucos cuidados relacionados a higiene.
Chula é um termo pejorativo em diversos contextos, como no caso acima. Por isso, é um adjetivo utilizado para ofender ou desqualificar alguém ou algo.
Chula é também uma palavra utilizada para definir um tipo de dança típica existente na tradição gaúcha. Esta dança pode ser encontrada nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – a predominância é no Rio Grande do Sul.
A dança chula se caracterizada como um desafio, somente apresentada por homens, onde cada um deles realizam passos firmes no chão, juntamente com movimentos que se unem a essas passadas. Estes passos conseguem proporcionar uma sonoridade rítmica interessante que vem acompanhada de música, tocada por gaita (ou acordeão).
O significado de Chula está na categoria Significados