Chique é um adjetivo que tem origem no idioma francês, “chic”, cujo significado é alguma coisa estilosa, formosa, bonita, airosa. Em nosso português acabou se assumindo a forma “chique”, pela sua pronúncia e pelas regras de nosso idioma, como outras palavras estrangeiras que foram aportuguesadas, a exemplo de abajur, boxe ou batom. Sua forma correta de escrita é “chique”, e não “xique” ou seu original “chic”.
Chique é o termo utilizado para uma coisa charmosa, que tem requinte, um antônimo de brega e cafona. Segundo alguns gramáticos, a palavra em francês pode ter se originado do idioma alemão medieval, derivando-se da palavra “schikken”, que tem o significado de organizar de maneira adequada, criar um arranjo de forma elegante. Assim, podemos considerá-la um estrangeirismo vindo de outro estrangeirismo.
O conceito de chique, com o tempo, também acabou sendo aplicado à maneira como uma pessoa se comporta em situações sociais, ao estilo que utiliza em seus trajes e seu jeito de se relacionar com os outros, sua educação e tratamento, compondo um conjunto agradável e que acaba sendo imitado pelos outros.
A palavra chique também acabou por fazer parte de algumas expressões populares, como “nem chique nem mique”, frase que pode ser interpretada como “nem uma coisa nem outra”, algo insosso, que não interfere em nada, que tanto faz como fez.
Outra expressão muito divulgada ultimamente é “chique no último”, ou “chique no úrtimo”, na linguagem caipira, que é tema de uma música sertaneja muito conhecida e se transformou numa espécie de bordão utilizado para definir algo muito atraente.