Chipotle é um substantivo masculino, com origem no idioma Nahuatl (língua asteca e ainda existente no México) através da palavra xipotli, composição dos termos xilli, que significa pimenta e poctli, que significa fumaça.
A pronúncia do termo é chi-pô-tle.
O significado de Chipotle é um tipo de pimenta vermelha seca, extremamente popular na culinária mexicana.
O chipotle surgiu após os jalapeños (também conhecidos como pimenta-jalapenho) amadurecerem, ou seja, espera-se que as pimentas verdes se transformem em vermelhas, transformadas assim em chipotles.
Quando isso acontece, os jalapeños são colhidas e postos em placas de metal que permanecem dentro de um compartimento de fumo. As pimentas ficam nesses locais por alguns dias até perderem toda a umidade e criarem a aparência seca, como as passas e ameixas secas.
O chipotle possui um sabor forte e usualmente é usado em pratos de carne, como a de porco, de frango ou de vaca. É claro que isso não impede que a pimenta seja usada na preparação de peixes também.
Comercialmente, vê-se o chipotle sendo vendido em conserva, em pós ou em molhos.
Há um molho da marca tabasco com chipotle que é muito utilizado e famoso em pratos com carne, tanto antes de ser cozinhada como antes da própria ser servida.
O termo chipotle é também o nome de uma cadeia de restaurantes nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha e França. A especialidade dos locais vem da gastronomia mexicana com os famosos tacos e burritos. A companhia foi fundada primeiramente nos Estados Unidos em 1993, possuindo mais de 2 mil estabelecimentos distribuídos nos países citados acima.
Um destaque desta rede de restaurantes é o esforço voltado para o crescimento dos ingredientes de forma totalmente natural, por meio do lema “Food with Integrity” (em tradução: “Alimentos com Integridade”) – a segurança dos alimentos é importante para a saúde dos consumidores e para o meio ambiente.
O significado de Chipotle está na categoria Significados