Checklist é uma lista de verificações que pode ser utilizada para várias finalidades; sua função é organizar as ideias de modo que nada seja esquecido. Isso pode ser usado para tarefas a cumprir, objetos a lembrar e em qualquer situação que envolva muitos detalhes.
O termo checklist é um exemplo de americanismo, ou seja, uma palavra do inglês que acaba sendo adotada no Brasil em decorrência da forte influência que os Estados Unidos exercem por aqui. Isso não acontece por falta de termos em língua portuguesa, aliás, a língua portuguesa é muito mais rica que o inglês; o americanismo é uma consequência da hegemonia norte americana em todo o mundo pós Guerra Fria.
Checklists são ferramentas muito úteis, especialmente nos dias de hoje, em que a tecnologia avançada por vezes diminui a capacidade de memorização das pessoas, pela questão da comodidade.
Sempre que houver detalhes importantes que devam ser lembrados, uma checklist é uma excelente garantia de sucesso.
As ocasiões em que as checklists são mais utilizadas:
-checklist de casamento;
-checklist de viagens;
-checklist de segurança no trabalho.
Uma das aplicações profissionais mais importantes do conceito de checklist é no âmbito da segurança no trabalho.
Para garantir o cumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho (chamadas de NR), é comum o uso de checklists. Cada uma das NR trata do conjunto de regras a respeitar num determinado setor visando a segurança do trabalhador e a prevenção de acidentes.
No Portal do Trabalho e Emprego, o governo federal disponibiliza todas as NR para consulta e download, mas não há modelos de checklist. Cabe à CIPA de cada empresa formular as checklists de acordo com o setor em que a atua e a NR cabível.
CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que deve ser constituída em cada estabelecimento, de acordo com a NR 05.
Profissionais que trabalham na organização de eventos devem fazer uso de checklists para garantir que tudo sairá conforme desejado. Todas as etapas do processo podem ser incluídas na checklist.
Os itens mais importantes numa checklist para a organização de um evento são:
-nome do evento (isso facilita o trabalho do organizador que esteja trabalhando em mais de um projeto por vez);
-local onde o evento será realizado;
-data de realização;
-objetivo do evento;
-atividades que serão desenvolvidas;
-fornecedores;
-prazos;
-pagamentos.
E outros itens pertinentes, específicos para cada tipo de evento. Em sites especializados é possível encontrar dicas sobre como fazer um checklist voltado para cada tipo de ocasião.
Como costuma acontecer com os americanismos, a forma como se deve escrever checklist gera dúvidas. A dúvida mais comum é se deve ser escrita uma única palavra ou duas, ou seja, checklist ou check list. A única forma correta é: checklist. Todas as demais estão incorretas, o que inclui a variação check in list.
O significado de Checklist está na categoria Significados