Charge é um tipo de ilustração que busca trazer de forma humorada e irreverente a visão do cartunista sobre determinado aspecto da realidade. Charges são muito comuns em jornais e por isso elas têm também um cunho jornalístico, pois apresentam reflexões e pontos de vistas próprios sobre os fatos do dia-a-dia.
É bastante comum que as charges apresentem um conteúdo político, quase sempre crítico, a respeito das ações, disputas e decepções políticas. Entretanto, não existe uma regra, e um chargista pode fazer uma charge sobre qualquer coisa que queira, o seu desenho só precisa ser divertido.
Por seu caráter humorístico, as charges são sempre feitas com personagens caricatos ou caricaturas de pessoas públicas, e na maioria das vezes é composta de um único quadro em que toda a ideia do desenho é passada.
A origem do nome charge é francesa, vem da palavra charger, que pode ser traduzida por carga. “A campanha é o cujo” foi o título da primeira charge publicada no Brasil em 1837 criada por Manuel de Araújo Porto-Alegre que a produziu em forma de litogravura e a distribuiu pelas ruas do Rio de Janeiro, vendendo-a por 160 réis.
O Brasil tem uma boa tradição de chargistas, produzindo nomes de muito talento e com os estilos mais variados. O programa de entrevistas Roda Viva da TV Cultura, toda semana traz o chargista Paulo Caruso que, em tempo real, cria charges sobre os temas debatidos e as pessoas que compõe o quadro de entrevistadores e entrevistados. Paulo Caruso é irmão gêmeo de Chico Caruso, que também é um reconhecido chargista brasileiro.
Outros nomes importantes da Charge no Brasil são Henfil e Glauco, ambos já falecidos, Ziraldo, Laerte, Angeli, Jaguar, Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, Nani, Ota e uma série de outros nomes de muito talento.
O significado de Charge está na categoria Significados