Chantagear significa prometer alguma coisa a alguém para que essa pessoa se comporte de determinada maneira. É o ato de fazer chantagem. Obrigar o outro a realizar algo que não deseja por saber de algum segredo, informação escandalosa, vergonhosa ou prejudicial da mesma.
Chantagem, normalmente, é o processo em que o chantagista faz com que o chantageado faça algo para ele por meio do medo, para não revelar algo a respeito e que seja comprometedor.
Chantagear em inglês se escreve blackmail.
No português a palavra chantagear é classificada como um verbo transitivo ou intransitivo.
A palavra chantagem tem sua origem do vocábulo francês chantage, que vem naturalmente do verbo chanter que significa cantar.
Era hábito entre os franceses antigos pedir alguém para cantar no momento de servir a sobremesa em refeições festivas. Por vezes, encontrava-se alguém que por timidez se recusava a princípio em fazer isso. Porém, depois de muito insistirem acabava cantando.
Dessa maneira surgiu a expressão faire chanter quelqu´um que traduzido é obrigar alguém a fazer o que não quer. No português existe o termo “fazer alguém cantar” no sentido de obrigá-la a delatar ou denunciar. Existe também a expressão “cantar alguém” que nesse contexto significa enganar com palavras aliciantes, seduzir.
Chantagem é uma prática criminosa que consiste em ameaçar e revelar informações sobre o presente ou passado de alguém na tentativa de obter dinheiro, geralmente para próprio proveito do ameaçador.
A palavra chantagia está errada. A forma correta da escrita é chantageia conjugada do verbo chantagear na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.
No artigo 158 do Código Penal Brasileiro, chantagem é crime tipificado. Constranger alguém por meio de grave ameaça ou violência, com objetivo de obter para outrem ou a si próprio, vantagem econômica seja por deixar de fazer algo ou tolerar que se faça.
A pena para o crime de chantagem é de 4 (quatro) a 10 (dez) anos de reclusão e multa.
Caso o crime de chantagem seja cometido por duas, três ou mais pessoas, e se for utilizado arma, a pena é aumentada de um terço até a metade. Ocorrendo a extorsão praticada mediante violência é aplicado os dizeres dispostos no inciso 3° do artigo 157 do Código Penal Brasileiro.
O ato de chantagear uma pessoa é caracterizado, no Brasil, como crime de extorsão. Se encaixa nesse, qualquer tipo de ameaça que tenha como objetivo propagar informações falsas sobre alguém em troca de favores ou dinheiro a fim de provocar escândalos que prejudique sua imagem. Segundo a legislação brasileira esse feito é categorizado como crime imoral, de difamação e calúnia.
Esses tipos penais também são denominados de “crimes contra a honra”.
Dentro os vários tipos de chantagens existentes a chantagem emocional é a mais conhecida. Essa ocorre quando alguém se aproveita dos sentimentos do outro a fim de convencê-lo de alguma de coisa ou a fazer algo que não seja de sua vontade.
O significado de Chantagear está na categoria Significados