Chaira é um substantivo feminino. O termo tem origem no Galego chaira, que significa “objeto cortante”, de origem prévia incerta.
O significado de Chaira descreve um instrumento bastante utilizado para assentar o fio das facas, isto é, para afiar uma faca no cotidiano. Em geral, uma chaira possui 30 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura.
Na região Sul do Brasil, dizer que “se está que nem chaira” quer dizer que “se está em condições de bem servir”.
Chaira ou fuzil, como também é chamado, é um utensílio recomendado para toda vez que uma faca for manuseada de forma intensiva, pois a chaira irá endireitar a lâmina da faca para um corte mais apropriado.
É interessante comentar que o desgaste do material da faca acontece pelo corte de alimentos duros, além de choques com porcelanas ou tábuas ou até mesmo outros imprevistos. Facas afiadas são mais seguras para os cozinheiros, pois uma lâmina desalinhada pode não garantir tanto controle na hora do corte e provocar acidentes.
Desse modo, a chaira é uma solução útil para realinhar o fio, desde que se passe a borda da lâmina corretamente em sua haste.
A chaira não irá amolar a faca, mas assentar o fio, fazendo-o o utensílio durar por mais tempo e evitar que se descarte um material que pode ser ajeitado mais uma vez.
Existem três tipos básicos de chaira: a estriada, a de cerâmica e a diamantada. Cada tipo de chaira tem características diferenciadas quando se analisa seu material (metal, cerâmica e diamantado, respectivamente) e a intensidade com que ele desgasta a lâmina, fazendo com que o assentamento do fio tenha maior ou menor interação.
A chaira estriada é o tipo mais clássico de chaira, presente em kits de cutelaria, por exemplo. Com um preço bem acessível, a chaira estriada tem bastante versatilidade e é durável graças a seu corpo em metal que normalmente pode estar imantado.
Essa é uma vantagem pertinente, pois quaisquer limalhas de aço que podem se desprender do corpo da faca serão retidas na própria chaira, impedindo que esses fragmentos acabem indo para os alimentos.
A chaira de cerâmica é feita de um mineral incrivelmente resistente conhecido como zircônio, que se caracteriza por ser mais leve e mais forte do que o aço.
O preço da chaira de cerâmica, se comparando com a chaira estriada, é um pouco mais elevado. Esse tipo de chaira tem como vantagem a correção de pequenas imperfeições que possam existir no fio, afiando levemente a lâmina sem diminuir sua vida útil.
Na verdade, a chaira de cerâmica possui uma desvantagem em relação a sua própria fragilidade quanto a quedas ou batidas bruscas.
A chaira diamantada é o tipo de chaira de metal com uma camada diamantada na superfície. Essa camada oferece mais dureza e maior capacidade de desbaste, permitindo que a pessoa faça uma afiação leve na faca e tirando imperfeições da lâmina.
Abrasiva, a chaira diamantada não é indicada para utilização no dia a dia, pois pode acabar diminuindo a vida útil das facas.
O significado de Chaira está na categoria Significados