Chacina é um substantivo feminino da gramática portuguesa e que tem como significado a ação de matar muitas pessoas ao mesmo tempo de modo intenso, ou seja, um assassinato cruel e brutal, cujo massacre provoca comoção, revolta e temor por parte da sociedade.
Hipoteticamente, o termo chacina é originário do latim vulgar siccina (carne seca). O seu emprego é geralmente utilizado como forma de se referir à matança e o esquartejamento de bois e porcos, cujo procedimento é frequente para se salgar ou curar, por exemplo, a carne de porco para a comercialização.
Por ora, o modo como esses animais são mortos envolve sempre muita violência, uma vez que as partes de seus corpos são separadas por meio de cortes e em pedaços.
Deste modo, quando há o assassinato de várias pessoas ao mesmo tempo e de forma bárbara, logo se associa ao modo de abate dos animais. Os sinônimos da palavra chacina são os seguintes: carnificina, matança, morticínio, massacre, fuzilamento e hecatombe.
Trata-se de um crime em que oito adolescentes sem-teto foram assassinados. Eles tinham entre 11 e 19 anos e foram mortos na noite de 23 de julho de 1993 por policiais militares nas proximidades da Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro.
Os nomes de todas as vítimas encontram-se inscritos em uma cruz de madeira localizada em frente à igreja. Dentre os sobreviventes estava Sandro Barbosa do Nascimento, que ficou conhecido como o autor do sequestro do ônibus 174.
Também conhecido como o massacre do Carandiru, cuja ação ocorreu em 2 de outubro de 1992 na Casa de Detenção de São Paulo, ou simplesmente Carandiru, onde houve uma rebelião.
Foi necessária a intervenção da Policia Militar, que acabou matando 111 detentos, embora os sobreviventes afirmem que o número total de vítimas seja superior ao que foi oficialmente divulgado.
O crime ganhou grande repercussão e ocasionou a indignação entre os presos que se encontravam em outras penitenciárias. Assim sendo, é provável que o ocorrido tenha motivado o surgimento de uma das maiores organizações criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) que, entre vários objetivos iniciais, pretendiam vingar as mortes dos detentos do Carandiru.
O significado de Chacina está na categoria Significados