Cético é um adjetivo utilizado para referir-se a uma pessoa que não acredita em algo. Aquele que normalmente duvida, faz perguntas, discorda. Mostra-se descrente ou incrédulo.
Geralmente o cético questiona tudo que não apresente um princípio lógico. Costuma ser uma pessoa racional, mais centrada na lógica do que na emoção em relação à validade, autenticidade ou verdade das coisas. Não acredita em ideias ou afirmações automaticamente, mas sim com base em evidências que possam ser testadas e que sejam consistentes cientificamente.
Há pessoas que adotam e praticam o ceticismo como uma filosofia de vida. O ceticismo é uma forma de pensar que procura separar crença de conhecimento. Na vida cotidiana, quase todos nós costumamos ser céticos sobre alguma coisa. Mas quem é adepto ao ceticismo tem Dúvidas quanto à veracidade de qualquer conhecimento que não possua provas concretas.
O significado de cético e seus derivados têm origem no Latim “Scepticus” e do Grego “Skeptikos”, ou seja, “um investigador”. Pessoa que está insatisfeita e a procura da verdade.
Há alguns anos a questão do aquecimento global e da alteração do clima vêm sendo discutidos entre o meio científico e gerado muitas controvérsias. Muitos cientistas estão convencidos da realidade do aquecimento global, devido ao efeito estufa. E que essa alteração é provocada pelas atividades dos seres humanos, ou seja, toda a humanidade está influenciando diretamente no clima da terra.
Com isso, pesquisas climáticas estão sendo feitas e estações instaladas pelo mundo estão diariamente trocando informações, com o objetivo de ajudarem os cientistas a desenvolverem computadores capazes de acompanhar essas mudanças climáticas.
No entanto há um número de cientistas que ainda se mostra cético quanto a essa influência do homem diante desse aquecimento global. E por isso argumentam sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar esse suposto aquecimento. Já outros simplesmente não acreditam de forma alguma que a Terra esteja passando por mudanças climáticas ou aquecimento global.
Segundo alguns climatologistas céticos, o aquecimento global vem ocorrendo devido a fenômenos naturais. E que não há explicação de que o gás carbônico (CO2) possa estar causando o aquecimento climático, isso sem violar as leis fundamentais da natureza.
Pesquisas mostram que a maioria das publicações, mais ou menos 66%, concorda com a teoria antropogênica, ou seja, que o aquecimento global é causado pelo homem. E que apenas 0,7% das publicações concordam com os céticos quanto à negação da participação humana no aquecimento climático.
Os céticos, em sua maioria, se encontram nos Estados Unidos, na Austrália e nos países anglo-saxões e segundo alguns, isso se deve ao fato desses países estarem ligados a indústrias de petróleo, enfim a interesses econômicos. Já na Europa, o número de pessoas que concorda com a influência humana nos fatores climáticos é quase um consenso.
Mas o ceticismo que atinge os cientistas, segundo alguns especialistas no assunto, não é de todo ruim, caso seja baseado em afirmações bem fundamentadas. Pois esse ceticismo acaba instigando outros cientistas e pesquisadores a desenvolverem mais pesquisas que possam comprovar seus argumentos.
O significado de Cético está na categoria Significados