Censo e senso são palavras da língua portuguesa que têm a mesma pronúncia, porém escritas de formas diferentes, são as chamadas palavras homófonas, que são aquelas com a mesma pronúncia e com significados diferentes.
A língua portuguesa é cheia de pegadinhas. Uma única palavra pode ter vários significados, dependendo do contexto em que for utilizada. Aqui, abordaremos o caso das palavras censo e senso. A pronúncia é a mesma, mas basta mudar o c pelo s para que o sentido mude completamente. Será que você sabe quando usar essas duas palavras? Tire essa dúvida agora!
O significado de censo é usado no contexto de cadastramento, recenseamento e conjunto de dados estatísticos. Entre no site do IBGE e veja que o levantamento sobre os dados demográficos e socioeconômicos é chamado de censo.
E o que significa senso? Quando começar com s, a palavra equivale a juízo, ao ato de raciocinar, podendo também substituir os vocábulos julgar ou apreciar. Da próxima vez que você quiser falar sobre a falta de juízo de alguém, diga que falta bom senso. Outro uso da palavra é na expressão senso comum, para designar conhecimento antigo e muito difundido, porém, não comprovado cientificamente.
Você entendeu qual a diferença entre censo e senso? Então analise as frases abaixo para fixar os significados de cada palavra.
Agora você não pode mais falar que não sabe os significados de censo e senso. Tem mais dúvidas sobre língua portuguesa? Confira os próximos artigos.
O significado de Censo e senso está na categoria Significados