Catupiry é uma palavra emprestada do idioma tupi-guarani, que tem o significado de “muito bom” ou “excelente”, definindo o gosto de alguma coisa.
O catupiry nada mais é que um tipo de requeijão utilizado em culinária e entra como ingrediente em várias receitas. Nascido como uma marca, quando de seu lançamento, ganhou tanta popularidade no Brasil que se tornou um sinônimo do tipo de requeijão.
A palavra Catupiry é uma marca registrada pela família Silvestrini, formada por Mário e Isaíra, casal de imigrantes italianos que desenvolveu a receita em Lambari, Minas Gerais, no ano de 1911. Em 1934 foi aberta a primeira fábrica do requeijão em São Paulo, no bairro da Barra Funda, que popularizou o produto.
Até a década de 1980 o Catupiry era vendido em uma caixinha redonda de madeira, artesanal, mostrando a qualidade do produto. A partir de 1990 foi que surgiram a embalagem plástica, bisnagas e baldes, estes mais solicitados por pizzarias.
Catupiry ou catupiri não pode ser considerado um tipo de queijo, já que não tem a consistência do queijo e não chega a ser um requeijão. Como é feito o catupiry original é um segredo de estado para a empresa fabricante, mas muitas receitas aparecem em sites especializados, ensinando como fazer o “catupiry caseiro”.
Uma das receitas de catupiry caseiro leva água fervente, manteiga, sal, creme de leite e queijo prato ralado; outras trocam o queijo prato por parmesão e, embora não fiquem na mesma consistência do original, atendem às necessidades de quem não se apega ao gosto do catupiry original.
Atualmente existem inúmeras receitas com catupiry, muitas delas levando mesmo o título de “ao catupiry”, como pizza, frango, e outros alimentos.
Tão parte do cotidiano se tornou a receita dos Silvestrini que a fábrica, detentora da marca registrada, até mesmo autorizou diversos restaurantes e pizzarias a utilizar o nome Catupiry.
O significado de Catupiry está na categoria Significados