Cativar é um verbo transitivo da gramática portuguesa, cuja origem etimológica reporta-se ao latim captivo, o qual significa “fazer cativo”. Deste modo, cativar significa criar laços ou impressionar alguém por seu caráter, forma de agir, falar ou simplesmente o seu jeito de ser.
Cativar em inglês é captivate.
Dá-se o nome de cativante a pessoa que possui o dom de cativar. Ela consegue atrair a atenção e a simpatia de outras pessoas por meio de ações fundamentais que possibilitam a criação de laços e maior interação humana como, por exemplo, ser simples, gentil e simpático com os outros.
Uma pessoa cativante é sempre bem quista e constantemente está rodeada por outras, uma vez que sua presença é sempre requerida por aqueles que gostam de estar perto e se sentem a vontade.
Em uma acepção contrária, a palavra cativar denota aprisionamento, cujo local onde o prisioneiro é alojado pelos seus sequestradores recebe o nome de cativeiro.
Cadeira cativa é uma expressão empregada para mencionar a preferência de um líder por uma determinada pessoa em prejuízo a outra ou demais. Em outras palavras, quando se diz que alguém possui cadeira cativa é o mesmo que dizer que ela goza de privilégios que outros não possuem.
Cadeira cativa é ainda o nome de um programa de TV ao estilo mesa redonda esportiva, que é exibido semanalmente pela emissora gaúcha Ulbra TV, a qual pertence a Universidade Luterana do Brasil.
“Ninguém jamais me cativou como você”;
“Se queres cativar o coração daquele jovem, mostre-se amável”;
“A pureza de uma criança me cativa”.
A música Cativar é uma canção conhecida nos círculos espíritas e cantada em reuniões públicas. Embora tenha sido gravada por vários artistas, sua origem e composição são desconhecidas. Por ora, sua letra aponta que cativar é amar.
A palavra cativar está presente na obra magma de Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944), “O Pequeno Príncipe”, publicada em 1943. O significado de cativar no Pequeno Príncipe é o de criar laços. Na obra, o personagem dialoga sobre o assunto com uma raposa, a qual diz que cativar é uma coisa que é muito esquecida.
Ainda no mesmo diálogo, a raposa diz ao Príncipe que os homens se esqueceram das coisas importantes, as quais são vistas com o coração. Nesse ínterim, ela o adverte que não deve esquecer de que “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
O significado de Cativar está na categoria Significados