Casta é um substantivo feminino. O termo se origina do Latim castus, que significa “puro, retirado de, separado”, de carere, que quer dizer “ser cortado fora de”.
O significado de Casta é um sistema tradicional, social ou hereditário de estratificação, ou seja, é a geração, povo ou família, que se distingue de outras, graças aos caracteres hereditários físicos e morais. Dessa forma, a casta se classifica usando como base uma série de fatores, tais como a raça, a ocupação profissional, a religião, a cultura, entre outros elementos.
No âmbito da biologia, casta é um sinônimo de raça, podendo definir a uma determinada variedade animal ou vegetal que possui características específicas que são mantidas por meio da hereditariedade.
Na viticultura e na enologia, casta se refere a uma variedade de uvas que também possuem características semelhantes, ou mesmo um aroma peculiar, que se distingue das demais. Esse aspecto diferenciado é também identificado no momento da degustação do vinho feito por estas uvas.
Casta social é uma maneira de se referir a determinados grupos sociais que não possuem a tendência de não se misturarem com outros grupos e apenas mantêm relacionamentos entre si. Um exemplo é visto com famílias ricas que conservam poder e fortuna que são passados hereditariamente para os seus membros.
O significado mais conhecido de casta está relacionado com a Índia e outros países hinduístas, sendo que é o termo usado para definir uma importante divisão social da sociedade Hindu. As castas são um grupo social hereditário, que, por meio desse sistema, são grupos com funções definidas e com pessoas que estão predestinadas a pertencer a esta casta para o resto da vida.
Na Índia, existem quatro tipos de castas:
O sistema de castas na Índia é muito antigo e aceito pela população, porém a Constituição Indiana rejeita qualquer discriminação por causa da casta – afinal, há princípios de democracia que fazem parte da política desta nação.
O significado de Casta está na categoria Significados