Significado de Carpe Diem, Quam Minimum Credula Postero


O que é Carpe Diem, Quam Minimum Credula Postero



Carpe diem é uma expressão do antigo latim, escrita por Horário Flaco, que viveu entre 65 e 85 a.C. Horácio foi poeta e filósofo e deixou para a posteridade algumas obras importantes, entre as quais “Odes”, das quais se destaca a expressão.

Comumente lembrada só com as duas primeiras palavras, a expressão toda tem o significado de “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”, e é utilizada como uma expressão que alerta para se evitar gastar tempo com coisas desnecessárias ou como justificativa para adiar as obrigações e prazeres do momento.

A expressão “Carpe diem quam minimum credula postero” também nos remete ao epicurismo, um sistema filosófico grego do qual Horácio foi adepto, mostrando em sua obra detalhes que destacam a importância de encontrar felicidade nos momentos todos da vida, buscando-se assim também a saúde da alma. Horácio, em muito de sua obra, lembra que é preciso aproveitar o presente, uma vez que a vida é breve e que os momentos não se repetem.

O cinema nos lembra a frase, através de Robin Williams, que interpreta no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” um professor, Keating, que leciona artes poéticas em uma escola preparatória da Inglaterra, e onde ensina jovens segundo valores tradicionais ingleses.

O filme marca muito pela sensibilidade com que Keating ensina os jovens, demonstrando a eles que devem aproveitar os momentos que se apresentam para não se arrepender no futuro.

Outro filme que traz a mensagem de Horácio é “Poseidon”, onde Richard Nelson, um arquiteto interpretado por Richard Dreyfuss, utiliza a mesma frase para lembrar a seus colegas que devem aproveitar o momento presente e esquecer os problemas que poderão ou não vir.

O significado de Carpe Diem, Quam Minimum Credula Postero está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Carpe Diem, Quam Minimum Credula Postero |