A carpa (Cyprinus carpio) é uma espécie de peixe de água doce, originário dos lagos e rios chineses, entretanto, atualmente é possível encontra-la em continentes asiáticos, europeus e africanos.
Essa espécie costuma habitar os fundos dos rios, buscando lá seus alimentos, embora quando criadas em pesqueiros possam adquirir o hábito de comer na superfície também. A carpa é um tipo de peixe que exige espaço, e a sua criação deve ser em tanques ou em aquários grandes.
São peixes muito dóceis, alegres e ativos. A carpa é uma espécie muito corajosa e combativa, com um corpo alongado, coberto de escamas grandes, tendo uma cabeça massiva e uma longa barbatana dorsal.
A carpa também apresenta muita resistência, até mesmo fora da água. Sem contar que a carpa possui uma longevidade impressionante, que pode ultrapassar os vinte anos. Gera, por vezes, crias tão fortes quanto ou mais que, constando que a cria ingere o alimento por sucção.
Existem diversas sub-espécies de carpa, como por exemplo: carpa capim, carpa comum, carpa espelho, carpa húngara, carpa cabeça grande, carpa colorida, etc.
As carpa capim é uma sub-espécie puramente herbívora que, como o nome sugere, se alimenta de capim e praticamente qualquer tipo de vegetação e é muito utilizada na limpeza de açudes, sendo o método mais eficaz e ecológico existente. Parte do grupo das “carpas chinesas”, a carpa capim só se reproduz em rios ou com indução hormonal caso seja criada em cativeiro.
No oriente, as carpas são consideradas animais de estimação e por isso não são comestíveis. Outro grande fator que impede o consumo alimentício das carpas se dá à razão de serem caras quando chega à vida adulta, o que inviabiliza a criação dos peixes. Entretanto, há um tipo de carpa que é ingerida em muitas cidades orientais: a carpa selvagem.
A carpa selvagem pode ser feita assada ou até mesmo comida crua, e possui coloração marrom-esverdeada. A carpa selvagem é primeira espécie registrada ao longo de sua evolução, as demais carpas ornamentais foram originadas por mutação. Além de serem caras, suas carnes não são consideradas suculentas, o que diminui ainda mais seu valor financeiro dentro da gastronomia.
Simbologia
Na cultura oriental, a carpa transmite o significado de boa sorte, felicidade, fertilidade e principalmente prosperidade. Segundo a lenda japonesa, quando as carpas nadam contra o curso do rio, de forma que estão subindo, elas querem se tornar dragões. A partir do momento que atigem o topo ela se tornam dragões e ao descerem seu percurso, sua feição torna-se mais séria e brava e se tornam mais fortes, o que é tido como características dos dragões.
Por esta razão a carpa é popular entre tatuagens. Sua representação é popularmente assemelhada à perseverança, principalmente quando o indivíduo que à tatua está focado em um objetivo considerado difícil de ser alcançado.
Curiosamente as carpas, chamadas de Koi pelos japoneses, são homenageadas e são os principais símbolos do dia das Crianças (Kodomo no Hi) no Japão, comemorado no dia 5 de maio. Isto está relacionado ao fato das carpas serem grandes representantes de força e perseverança no país e os adultos quererem passar o incentivo para os pequenos. Apesar de ser comemorado o dia das crianças, o animal representa somente o Dia dos Meninos, e não de ambos os sexos, como é ao redor do mundo.
Cada carpa representa um integrante da família japonesa, como pai e o primogênito. Neste caso, são representados através das carpas pretas e vermelhas respectivamente.
O significado de carpa está na categoria Significados