Capenga é um adjetivo muito utilizado no Brasil para se referir a uma pessoa manca ou algo que esteja torto. É também empregado como uma expressão negativa para se referir àquilo que é ruim, incompleto e imperfeito. O plural de capenga é capengas.
São sinônimos de capenga: coxo, cambeta, caxingó, manco e manquitola. É um termo que tem sido usualmente empregado na internet como uma espécie de gíria para se referir a um usuário que não possui a noção do ridículo e acaba sendo inconveniente ou atrapalha alguma coisa, como uma discussão sobre um determinado assunto.
De outro modo, virtualmente um usuário também pode ser considerado como capenga ao escrever errado ou se sentir superior às demais pessoas, ou seja, o termo possui uma entonação bastante negativa.
Por outro lado, a palavra capenga possui um sentido de dificuldade, uma vez que, quando se refere a uma pessoa que é portadora de alguma deficiência física, emprega-se o termo para se referir a um grande esforço de “puxar a perna”, como se observa nos exemplos a seguir:
“Lá vem João, capengando como sempre... tá até suado!”;
“Toda vez que Maria Capenga passa pelas crianças, estas sempre se assustam”.
“Capenga ontem teve aqui” é o nome de uma canção popular executada nos jogos de capoeira, assim como também título das músicas de Flavio Jose “Romance Capenga” e “Mula Capenga” gravado pela cantora Fafá de Belém.
O significado de Capenga está na categoria Significados