Capcioso é um adjetivo derivado do latim captiosu (captio significa pegar) e se refere a algo ou alguém que tem a intenção de enganar, de induzir ao erro. Tem comportamento capcioso o indivíduo que age deliberadamente no intuito de enganar.
-arguto;
-argucioso;
-astuto;
-astucioso;
-caviloso;
-ardiloso
-manhoso;
-insinuante;
-insidioso;
-fraudulento;
-malicioso;
-enganador;
-falacioso;
-ludibriador;
-envolvente.
-honrado;
-íntegro;
-imparcial;
-virtuoso.
Uma pergunta capciosa é aquela formulada com uma (má) intenção escondida; seu objetivo não é obter a resposta em si, mas levar o interlocutor a cometer um erro ou admitir algo que não lhe é agradável. A construção da pergunta se faz de forma que ela contenha um significado explícito e outro escondido nas entrelinhas, como uma armadilha.
Capcioso em inglês é captious.
Podem ser usados também como sinônimos:
-insidious;
-fallacious;
-catchy;
-sly;
-tricky;
-deceitful.
No estudo da filosofia, esta palavra aparece por causa do conflito de interesses políticos entre a elite ateniense e os sofistas. Os sofistas foram os primeiros pedagogos da história e eram pagos para ensinar, principalmente, a arte da retórica. Difundindo a habilidade da retórica, cultivaram como inimigos os filósofos da época como Platão e Aristóteles (membros da elite). Estes acabaram atribuindo um sentido pejorativo ao sofismo, aos sofistas e à sofística. O sofismo (ou sofisma) passou a ser conhecido como o raciocínio capcioso que tem a intenção deliberada de conduzir a conclusões desagradáveis ou paradoxais.
O significado de Capcioso está na categoria Significados