Canibalismo é uma palavra atribuída ao indivíduo que come outro ser da mesma espécie. Aos vários casos de seres que se alimentam de carne proveniente de outro indivíduo da mesma espécie dá-se o nome de canibalismo animal (no caso de animais que praticam o canibalismo) canibalismo humano (para o caso de humanos que se alimentam de carne de também humanos).
Muito praticado na era antiga, o canibalismo quando aconteciam antigos rituais onde as tribos sacrificavam outros seres humanos e comiam parte ou toda a carne de seu corpo.
O Canibalismo Humano acontece quando um humano come, seja um pedaço ou todo o corpo de outro ser humano. E aquele que pratica o ato de comer carne um ser vivo da mesma espécie é chamado de canibal.
Os rituais de canibalismo humano eram muito comuns na idade média e era praticado tanto por causa da escarces de comida para saciar a fome das pessoas, como também era comum acontecer rituais sagrados por tribos indígenas ou por pessoas adeptas de algumas religiões.
Eles acreditavam que comendo a carne dos indivíduos sacrificados nos rituais de canibalismo, entrariam oferecendo sacrifícios e assim entrariam em harmonia com alguma das divindades por eles cultuadas.
Alguns acreditavam que se a pessoa sacrificada sofresse de alguma possessão satânica, e aquele que comece de sua carne automaticamente herdaria força e poder daquele espirito.
Na década de 70 um caso chamou a atenção do mundo: após a queda de um avião na cordilheira dos Andes, os sobreviventes tiveram de se alimentar de carne humana para sobreviver. A bordo voava um time de rúgbi.
A prática do canibalismo em biologia é abordada de forma como comportamento comum a algumas espécies de seres. E prova da evolução das espécies, sendo explicado como uma forma de os animais eliminarem os membros da espécie que não são aptos a evoluírem.
Isso acontece principalmente por causa da “lei do mais forte” onde os animais ou insetos mais fracos devem ser eliminados ou, como acontece com algumas aves que eliminam os filhotes recém-nascidos que apresentam algum tipo de deformidade. Estes fatos justificariam o canibalismo animal.
Já nos casos de canibalismo humano, a antropofagia é a atribuição dada aos que praticam o ato de comer carne humana. A palavra antropofagia vem do grego: “anthropo” que quer dizer “homem” e “phagía” que significa “comer”.
A antropofagia se refere justamente aos rituais que fazia (e ainda faz) parte da cultura de muitos povos ao redor do mundo.
O termo “canibalismo” é um termo que surgiu no período da colonização da América, quando o desbravador espanhol Cristóvão Colombo e seus companheiros viajantes se depararam uma situação aterrorizante ao perceber que índios que habitam algumas áreas da região do Caribe comiam carne de humanos.
Então ele os apelidou de “canibales” se referindo ao fato de eles habitarem o Caribe. Daí o termo se tronou conhecido mundialmente.
Mas antropofagia e canibalismo se referem a diferentes práticas: Um ser que come carne de outra espécie não pode ser considerado canibal. O canibalismo é o ato de comer um ser da mesma espécie.
Em toda a história da humanidade existem relatos da prática do canibalismo humano. Os astecas sacrificavam os guerreiros que eram apreendidos nas guerras que aconteciam entre eles e outros povos e depois comiam a carne de seus corpos em rituais de celebração da vitória.
No Brasil há relatos históricos de que os índios da tribo Tupinambá praticavam canibalismo indígena e usavam a carne humana em seus rituais sagrados. Eles acreditavam que comendo a carne de seus adversários mortos herdariam sua bravura, força e coragem.
Eles também comiam carne dos integrantes de sua tribo, pois para eles, serem comidos depois de mortos era sinônimo de honra e coragem.
Existem vários casos famosos ou não de canibalismo humano registrados pelo mundo a fora, inclusive no Brasil. Mas hoje canibalismo humano é crime, e a pessoa pode ser punida por profanação e mutilação de cadáver. O Canibalismo Humano também é considerado desrespeito humano.
No cinema, a prática ficou famosa após a série de filmes “Hanniball”, em que o personagem vivido por Anthony Hopkins é conhecido por literalmente comer o cérebro e outras partes do corpo de suas vítimas.
O significado de Canibalismo está na categoria Significados