O candomblé é um culto ou religião de origem africana monoteísta, que crê no conceito de alma e vida após a morte. Sendo uma das religiões africanas mais praticadas do mundo e tem seguidores em toda a América.
Significado de Candomblé
O significado da palavra candomblé é africano e significa dança, que é uma das formas de culto aos orixás, deuses do candomblé. Na África cada região tem seu próprio Orixá, porém no Brasil com a grande mistura de culturas na época da escravidão acabou originando-se o culto a diferentes orixás.
Rituais do Candomblé
Os rituais de candomblé ocorrem geralmente em templos que são chamados de terreiros, roças ou mesmo casas. A condução do ritual é responsabilidade do pai de santo, ou mãe de santo, e como regra é realizado através de cânticos, danças, batidas de tambores, oferendas entre outros. São utilizadas roupas especiais para o ritual onde em ritmo de dança toca-se o tambor para que os filhos de santo possam incorporar um orixá. Geralmente o ritual tem duas horas de duração.
Candomblé e Umbanda
Enquanto o candomblé é uma religião antiga africana que foi trazida ao Brasil pelos escravos, a Umbanda é uma religião de origem brasileira e originou-se a partir da junção de várias crenças como o Catolicismo, Kardecismo, Budismo, Islamismo e o Candomblé.
Candomblé e Umbanda - Diferença
Uma das diferenças fundamentais entre o candomblé e a umbanda está no culto aos orixás e a outros espíritos. Enquanto o candomblé acredita que o orixá é um deus, e não espírito, e somente eles podem ser cultuados, a umbanda cultua vários espíritos, e permite que esses se manifestem em seus rituais.
Outra diferença está na forma como os rituais são realizados, pois no candomblé são cultivados os cânticos africanos, enquanto os seguidores da umbanda praticam cânticos em português.
Candomblé de Caboclo
Candomblé de Caboclo é um sincretismo do candomblé, que teve início em Salvador na Bahia, onde têm mais seguidores e tem grande influência indígena e mestiça, e acredita-se que espíritos ancestrais, de índios ou africanos, se manifestam para se comunicar com as pessoas na terra, sendo característico a sua manifestação em língua local (português).
Macumba
O termo macumba é genérico e pode ter vários significados, no geral é utilizado para descrever a prática de cultos sincréticos influenciados por religiões como espiritismo, catolicismo, umbanda, ocultismos, candomblé e outros cultos. Também pode ser um instrumento de origem africana parecido com um reco-reco.
O significado de Candomblé está na categoria Significados