Camafeu é um tipo de pedra semi preciosa com tonalidade acinzentada e possui duas camadas de cores diferentes, sendo que em uma das suas faces há uma figura em relevo que geralmente é usada como pingente.
A palavra camafeu é de origem latina Cammaeus e significa “pedra esculpida”. Provavelmente tenha surgido em Alexandria aproximadamente no ano de 300 a. C. como uma espécie de acessório para roupas ou mesmo como um tipo de joia. Eram produzidos por meio de pedras como o ônix e a ágata e era comum encontrar esculpida a imagem de deuses e deusas, assim como algumas cenas de caráter mitológico.
Neste período, era costume as mulheres, em especial as jovens, usarem camafeus com a imagem do deus Eros, o qual era considerado uma divindade do amor, mas os homens também utilizavam, embora as figuras fossem geralmente de rostos femininos. Eles costumavam colocar os camafeus em capacetes, punhos de espada, assim como também em anéis e broches.
Por volta dos séculos XV e XIX, os camafeus passaram a ser utilizados em copos, taças e vasos. Os ricos e nobres da época eram a parcela da sociedade que mais apreciava os camafeus, inclusive a Rainha Vitoria (1819 – 1901) que acabou ditando moda às mulheres de sua época que começaram a utilizar as peças nos vestidos, blusas e em fitas que eram colocadas em volta do pescoço.
A cidade italiana de Torre del Greco que está situada na Baía de Nápoles é considerada uma referência mundial na arte de se produzir os camafeus, que são criados a partir de diferentes modelos de corais e conchas do mar. Outro importante centro de criação de camafeus se encontra na cidade de Idar-Oberstein que é um município alemão localizado no distrito de Birkenfeld.
Nesta região, os camafeus são produzidos através do ônix, cornalina e ágata branca. Parte do processo é realizado de forma artesanal, enquanto a parte de gravação é realizada com o auxílio de computadores.
O significado de Camafeu está na categoria Significados