Califa é um substantivo masculino. O termo vem do Latim calipha, do Árabe khalifa, que significa “sucessor”, de khalafa, que quer dizer “suceder”.
O significado de Califa se refere a um título concedido ao chefe religioso da comunidade islâmica.
Califa é o termo na Língua Portuguesa para khalifa, a abreviação de khalifatu rasulil-lah, que significa “Sucessor do Mensageiro de Deus”, o Profeta Mohammed.
Os califas que realmente seguiram os passos do profeta Maomé são denominados de “Califas Probos” – foram Abu Bakr, Omar, Osman e ‘Ali, eram os primeiros e mais próximos companheiros do profeta.
O título khalifatu rasulil-lah teve seu primeiro uso para Abu Bakr, eleito chefe da comunidade muçulmana após a morte do profeta.
Ou seja, califa determina o líder máximo da comunidade muçulmana, sendo o líder religioso de um califado. O califado é um tipo de sistema de governo que segue as leis islâmicas – sharia.
Por ser literalmente o sucessor do profeta, atuando como chefe da comunidade islâmica e com o poder de aplicar a lei islâmica no território do Islã.
Veja também o signifcado de Islamismo.
O primeiro califa foi escolhido a partir de uma eleição de duas etapas, sendo que os representantes das comunidades islâmicas o designaram antes mesmo que o seu nome fosse indicado ao povo para que ele fizesse seu juramento de lealdade.
Desde o primeiro dia, no entanto, há um embate entre os muçulmanos acerca da definição de califado, pois ele se mantém essencialmente como uma estrutura sunita.
Os xiitas acreditam que o primo e genro de Maomé, Ali Ibn Abi Talib, e seus descendentes possuem o direito divido de comandar os muçulmanos depois da morte do profeta.
Os califas posteriores foram capazes de expandir o império islâmico do oeste até onde atualmente se localiza a Arábia Saudita.
O califado durou até a sua abolição na Turquia, sendo uma consequência do sumiço do Império Otomano após a Primeira Guerra Mundial.
Entretanto, é crível que o califado perdurou somente por três décadas com a liderança dos primeiros quatro sucessores de Maomé.
Mesmo com várias lutas pelo poder, em março de 1924 o presidente turco da época aboliu de forma constitucional a instituição do califado.
No entanto, no ano de 2014, um grupo de jihadistas sunitas anunciaram o surgimento de um califado em uma área que é chamada de Estado Islâmico, localizada entre a Síria e o Iraque, comandado pelo califa Abu Bakr al-Baghdadi.
Para os jihadistas, o local é apenas o núcleo do califado, pois a intenção é se expandir com a queda de outros estados.
O significado de Califa está na categoria Significados