A Caixa de Pandora é um mito grego que explica os males e doenças que atacam o homem em sua vida.
Na história dos deuses, criada pelos antigos gregos para explicar a criação, o desenvolvimento e os enigmas que os cercavam, os deuses possuíam as mesmas características humanas, carregando todas as emoções e contradições. Para cada elemento tanto da natureza quando do próprio ser humano, havia um deus ou uma situação que o explicasse.
A Caixa de Pandora era o mito que explicava os males e doenças que afligiam o ser humano. Segundo a mitologia, Pandora foi a primeira mulher criada por Hefesto (Vulcano na mitologia romana), que foi responsável pela égide, o escudo que Zeus usou na batalha contra os Titãs. Das forjas de Hefesto também saiu Pandora, a primeira mulher mortal.
A ordem para a criação de Pandora havia sido uma vingança de Zeus contra Prometeu, o Titã que presenteou a humanidade com o fogo que, segundo Zeus, deveria ser proibido ao conhecimento humano.
A mitologia narra a chegada da primeira mulher à Terra, carregando o presente de Zeus, um jarro, que acabou sendo conhecido como a caixa de pandora, e que deveria ser conservado fechado para que os homens pudessem sobreviver em paz.
Zeus, o rei dos deuses, recomendou que a caixa de pandora nunca fosse aberta, pois lá dentro estavam todas as desgraças que poderiam afligir a humanidade, como a guerra, a discórdia e doenças do corpo e da mente.
Pandora, no entanto, tomada pela curiosidade e desobedecendo a ordem dos deuses, abre o jarro, deixando escapar todos os males do mundo. Quando percebeu que havia cometido um erro, fechou rapidamente a caixa de pandora, deixando lá dentro apenas a esperança. Entre os conceitos gregos, a esperança também pode ser um mal, pois carrega em si as ideias acerca do futuro, que podem ou não se concretizar.
A metáfora aplicada à história da caixa de pandora traz como principal significado a representação dos conceitos relacionados à mulher e à natureza feminina, mostrando a beleza e a sensualidade, mas também o grande poder de dissimulação que pode trazer a destruição ao homem.
Com o passar do tempo outros significados foram dados ao mito da caixa de pandora. Um deles narra a história sob o ponto de vista dos romanos. Nela, o rei dos deuses, Júpiter, enviou Pandora para agradar os homens e deu-lhe de presente uma caixa, onde cada deus havia colocado um presente. Quando Pandora abriu a caixa, todos os dons se perderam, menos a esperança, e é por isso que há tantos males atingindo a humanidade.
Em outra versão, ainda dos gregos, Zeus enviou Pandora para se casar com Epimeteu, irmão de Prometeu, de quem ele queria a vingança. Entregou a ela a caixa de pandora, como presente de casamento, recomendando que não a abrisse. Como foi vencida pela curiosidade, a vingança de Zeus contra o presente de Prometeu, o fogo, foi cumprida, fazendo com que a humanidade pudesse ser atingida por todos os flagelos, mas lhe restando a esperança, que ficou no fundo da caixa de pandora.
O significado de Caixa de Pandora está na categoria Significados