Significado de Cadeia de Valor Empresarial


O que é Cadeia de Valor Empresarial



Cadeia de Valor Empresarial é um conceito de gestão e atividades desempenhadas por uma empresa. A ideia de cadeia de valor foi criada por Michael Porter (1985) como uma forma de entender e desenvolver vantagens competitivas.

Cadeia de Valor Empresarial é uma coleção de atividades que são executadas por uma empresa para agregar valor para seus clientes. Esse conjunto de atividades cria valor não só aos clientes, mas gera maior rentabilidade para os negócios de uma organização.

O significado de Cadeia de Valor Empresarial pode ser entendido como uma inter-relação entre as fontes de matérias-primas, fornecedores até o produto final que chega ao cliente. E a forma como as atividades dessa cadeia são realizadas podem determinar no final os custos e os lucros da empresa.

 Análise da Cadeia de Valor Empresarial

A análise da Cadeia de Valor Empresarial enfoca todas as atividades primárias que afetam diretamente a produção, manutenção, vendas de produtos e serviços fornecidos por uma empresa.

Essas Atividades Primárias Consistem nos Seguintes Elementos:

1-Logística de entrada: São todos os processos que envolvem recebimento, armazenamento e distribuição de matéria-prima. A parte mais importante desse processo se dá com a relação direta com os fornecedores, que é parte essencial para a criação de valor.

2-Produção: significa toda atividade relacionada com a linha de produção, maquinaria entre outros, que convertem as entradas de produtos ou serviços em produtos finais que são feitos para os clientes finais.

3-logística de saída: São atividades relacionadas com o recolhimento e a entrega de produtos e serviços aos clientes. Neste processo podemos destacar armazenamento, distribuição e transporte.

4- Marketing e vendas: Esta parte do processo é muito importante para o relacionamento entre empresa e clientes. Pois, refere-se à atividade de colocação dos produtos e serviços no mercado, analisando a concorrência de forma a criar vantagens para os clientes finais.

5-Serviços: Aqui estão inclusas atividades que asseguram o valor dos produtos e serviços após aquisição dos mesmos. Faz parte desse processo o atendimento ao cliente, entre outros serviços referentes ao produto.

Atividades Secundárias ou de Apoio da Análise da Cadeia de Valor

1-Infraestrutura firme: São atividades que apoiam a empresa e que permitem uma boa gestão. Tais como a parte administrativa, empresarial, financeira, contábil entre outras atividades que geram valor para organização.

2-Gestão de Recursos Humanos: É a parte de apoio que envolve atividade de recrutamento de pessoal, treinamento de equipe etc.

3-Desenvolvimento de tecnologias: Atividades referentes ao incremento de produtos e serviços. São exemplos o desenvolvimento tecnológico, a área de TI, automação, inovações, melhorias e novas tecnologias que criam valor para empresa

4-Aquisição ou compra: Esta parte na cadeia de valor relaciona-se a aquisição de recursos como matéria prima, maquinário etc. Podemos incluir neste quesito o relacionamento com fornecedores para negociação de valores.

Em qualquer negócio a utilização do conceito da Cadeia de Valor Empresarial pode ser uma excelente estratégia de gestão.

O significado de Cadeia de Valor Empresarial está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Cadeia de Valor Empresarial |