Cadeia alimentar é uma expressão. Os termos têm, como origem respectivamente, no Latim catena, que significa “cadeia, corrente” e alere, que significa “fazer crescer, alimentar”.
O significado de Cadeia alimentar pode ser descrito como a sequência de seres vivos que possuem ligação através das relações de alimentação, ou seja, que dependem uns dos outros para sobreviver.
A cadeia alimentar também promove a produção de energia graças à dependência dos seres vivos. Por isso, a cadeia alimentar é composta por:
São os seres autotróficos clorofilados, isto é, as plantas e algas, por exemplo.
Os consumidores primários são aqueles que utilizam os produtores como fonte de alimento e energia. Os consumidores secundários (terciários, etc.) se alimentam dos consumidores primários.
Os consumidores primários são os seres herbívoros. Os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos consumidores primários: são os detritívoros (se alimentam dos restos orgânicos): urubus, hienas, moscas, abutres, entre outros.
O ciclo começará novamente a partir desse ponto.
Os decompositores são os microrganismos, como os fungos e bactérias.
Portanto, na cadeia alimentar, é possível encontrar dois tipos de seres vivos: os seres autotróficos (os produtores) e os seres heterotróficos (o restante da cadeia alimentar). Os primeiros são aqueles que conseguem produzir seu próprio alimento, enquanto que o segundo tipo não é capaz de produzir o próprio alimento e precisa procurar ou caçar por eles.
Através da cadeia alimentar, a energia e os nutrientes que são utilizados pelos seres vivos em forma de calor que não são reaproveitados a cada transferência irão se perder. Entende-se que isso afeta significativamente os grupos maiores na cadeia alimentar.
Por exemplo: quanto menor for o número de organismos na cadeia alimentar, maior será a energia que será transferida para estes seres.
A extinção de diversas espécies vegetais e animais desequilibra a cadeia alimentar. Considerado um dos mais inquietantes problemas ambientais, as ações do homem são as que mais prejudicam o ecossistema, tais como a poluição de águas e do ar, contaminação de rios e até mesmo a caça predatória de algumas espécies.
A cadeia alimentar e a teia alimentar são dois conceitos diferentes.
Enquanto que a cadeia alimentar se baseia na sequência de um ser vivo ser dependente do outro para se alimentar, a teia alimentar é utilizada para indicar o conjunto de cadeias alimentares.
A teia alimentar, portanto, se apresenta como um gráfico que vai revelando o conjunto de cadeias alimentares através de setas que apontam a ordem de alimentação, isto é, quem consome quem.
O significado de Cadeia Alimentar está na categoria Significados