Caçula é uma palavra que tem sua origem no dialeto quimbundo falado pelos africanos que foram trazidos ao Brasil como escravos. No original “kasule”, que tem o significado de “último filho”, ou “último da família”, designa em português o filho/a ou irmã/o mais novo numa família. Em algumas regiões com maior influência africana também são utilizados os termos caçulo e caçulê.
Como todas os idiomas, o português tem a influência de muitos outros. Assim é que foi formado principalmente pela língua latina, unindo-se aos dialetos falados na Península Ibérica que acabou tendo influência dos árabes e, ao chegar ao Brasil, também absorveu grande quantidade de termos falados pelos índios no idioma tupi-guarani e também pelos escravos vindos da África, que falavam o idioma Banto, dos quais o quimbundo é um dialeto.
Outro significado de caçula, em algumas regiões brasileiras, é o ritmo usado por duas pessoas que batem o pilão na moagem do arroz, milho, amendoim, café ou outros grãos, num movimento alternado, cada um batendo por sua vez sem que se esbarrem e conseguindo que o trabalho de pilagem seja mais rápido. Mas este significado de caçula já vem de outra palavra, também do dialeto quimbundo, o “kasula”, e seu significado é “triturar”.
Mesmo sendo o significado de “filho mais novo”, ou “filha mais nova”, ainda há pessoas que utilizam a redundância, chamando de “filho caçula” ou “filha caçula”. Entre irmãos, no entanto, é comum se dizer “irmão caçula” ou “irmã caçula”, informando que a pessoa referida é o mais novo da família.
O significado de Caçula está na categoria Significados