Cabrocha é um termo da língua brasileira usado para classificar uma pessoa mulata escura. Cabrocha é uma palavra muito utilizada de maneira informal pelos brasileiros para adjetivar as pessoas de forma pejorativa.
Este termo é muito comum e por isso é usado por muitas pessoas em várias regiões do Brasil. Cabrocha é classificado gramaticalmente como um substantivo de dois gêneros.
Também é muito comum vermos o uso deste termo no diminutivo. Isso acontece devido à cultura e costume das várias regiões do Brasil. No diminutivo, cabrocha ganhar o sufixo “inha”, ficando: “Cabrochinha”, esta forma é muita usada para se referir às pessoas de menor idade, sendo adolescentes e crianças.
No interior do Brasil, cabrochinha pode ser um adjetivo muito pesado, um xingamento que equivale a “vagabunda” ou “vadia”, dependendo do contexto em que é usado.
Cabrocha é uma palavra que está em desuso pela maioria dos brasileiros, por ser um termo muito antigo e carregado de uma ideia preconceituosa.
O que vemos normalmente, é seu uso ainda existente em regiões no interior do Brasil, na qual pessoas mais velhas ainda usam normalmente este termo.
Nem sempre cabrocha ou cabrochinha será usado como um termo pejorativo ou para se referir a pessoas mulatas ou mestiças. Às vezes cabrocha ou cabrochinha é usado apenas para se referir a alguém, normalmente alguém que a pessoa que usou este termo não tenha muita simpatia.
“Eu nunca entendi o que essa cabrocha queria aqui em casa, todo dia, na mesma hora ela vinha perturbar meu sossego”
“Cuidado, não fique andando com aquelas cabrochinhas filhas dos vizinhos, eles não têm educação”
“Ela é uma bela cabrocha, nem parece que se criou na mata, correndo e trabalhando no pesado como um homem”
Os sinônimos de cabrocha são: