Buzz é um termo de origem inglesa que significa literalmente “zumbido” ou “zunido”, porém tem sido fortemente associado nos últimos anos a “fofoca”, “burburinho” ou “boatos” que gerem empolgação em redes sociais.
O QUE É BUZZ
De origem inglesa, a palavra buzz define o barulho feito por beija-flores ou abelhas, ou ainda um zumbido ou sussurro. Também é utilizado para definir uma conversa animada sobre determinado assunto, com algum ruído de fundo.
O dicionário etimológico classifica o termo em substantivo e também em verbo, modificando levemente o significado de buzz. Enquanto substantivo, sua origem remota do século XVII, enquanto característica “daquilo que voa suavemente”. Enquanto verbo, estima-se que a palavra tenha se originado ainda no século XVI.
Por volta de 1914, a expressão indicava, literalmente, o “toque do telefone” e era comum a utilização da frase “Give someone a buzz”, algo como “dar um telefonema”, “tocar o telefone de alguém”. E em aviação, durante a Segunda Guerra Mundial, o termo tinha o sentido de “voar baixo e perto”.
É amplamente utilizado em internet hoje em dia para definir o rumor acerca de algum assunto, situação ou objetivo. Quanto mais “ruído” determinado assunto gerar, melhor; por isso sua grande utilização.
Um site muito famoso que proporciona leituras diárias do mundo das artes e fofocas em geral é o “Buzz Feed”, com grande audiência do público internauta; que também traz listas e notícias engraçadas que prendem o leitor.
Buzz Lightyear também é o nome de um personagem famoso do filme “Toy Story”, produzido pela Disney Pixar.
Em tecnologia da informação, “buzz” pode significar uma série de testes de videogames e softwares.
O QUE É BUZZ MARKETING
Quando utilizado em marketing, o termo buzz sugere uma ideia que se espalha de maneira rápida (ou “viral”), contagiando comunicadores e pessoas, indicando o que devem fazer, como agir ou sobre o que conversar.
Dessa forma, as campanhas conhecidas como buzz marketing identificam de antemão as mudanças e tendências que estão por vir, antecipando-se ao que as pessoas querem antes mesmo que elas saibam.
Dessa forma, é uma forma estratégica de encorajar indivíduos a passar uma mensagem publicitária adiante, expondo a marca e possibilitando o crescimento da empresa.
O significado de Buzz está na categoria Significados