Buzinaço é o nome dado à manifestação popular que é feita através do uso de buzinas de automóveis. O protesto é barulhento e comumente usado para expressar descontentamento sobre o trânsito ou ações que estejam contrariando os direitos de trabalhadores da área dos transportes e rodovias, entre outros.
A palavra “buzinaço” é um neologismo (palavra criada para nomear determinada coisa), a partir da palavra “buzina” e o sufizo “aço”, que indica grandes proporções. Outros protestos também envolvem essa mistura de palavras como no caso do “panelaço” (protesto feito com panelas) e também do “apitaço” (protesto feito com o uso de apitos).
Em todos os casos, as ações geram muito barulho para manifestar uma posição pró ou contra algo, chamando a atenção para a causa.
O buzinaço pode surgir de forma organizada previamente, quando um determinado grupo marca horário e local para a manifestação; ou surgir de forma espontânea, como no trânsito, em que várias pessoas aderem voluntariamente, ao protesto de acordo com a situação em que se encontram.
É comum que haja buzinaços em grandes cidades, onde a incidência de problemas com o trânsito é maior. Muitos motoristas incitam outros a fazerem barulho e com isso tentarem agilizar a locomoção ou simplesmente manifestar seu aborrecimento com o que se passa.
Entre os buzinaços mais populares no Brasil podemos citar o buzinaço dos caminhoneiros em Brasília, realizado no ano de 2015, no qual um comboio de caminhoneiros se manifestou na Esplanada dos Ministérios.
O ato foi uma das ultimas manifestações de uma greve que já durava dias e que bloqueou boa parte das rodovias do país.
Esse buzinaço em Brasília tornou a prática mais popular, pois há alguns anos não havia um protesto com buzinas de dimensões tão grandes no país.
O significado de Buzinaço está na categoria Significados