Bulimia é uma doença que tem como característica um transtorno alimentar onde a pessoa tem uma vontade exagerada de comer e após ingerir os alimentos sente um sentimento de culpa.
Para evitar engordar tenta-se induzir a perda de peso rápida, na maioria dos casos por indução ao vômito ou métodos como laxantes e outras formas de perda de peso que não são consideradas saudáveis. É similar a anorexia em alguns aspectos, porém não é a mesma condição.
Os tipos de bulimia conhecidos são bulimia purgativa, em que predominam as práticas de ingerir o alimento e depois livrar-se dele e a bulimia restritiva, que consiste em restrição a alimentação a partir de jejuns e também excesso na prática de atividade física, assemelhando-se a anorexia.
A anorexia é também um transtorno, onde a pessoa tem a sensação exagerada de sempre estar acima do peso e por isso busca perder peso constantemente para atingir uma aparência física perfeita. As diferenças entre anorexia e bulimia estão na condição de magreza exagerada e caquexia que a anorexia causa nas pessoas e transtornos de ansiedade.
As causas da bulimia estão ligadas a três fatores principais, são eles de natureza biológica, transtorno psicológico e questões de influências culturais, sendo que esta última está sendo amplamente debatida, uma vez que durante anos a cultura aparência física perfeita tornou-se exagerada e influenciou milhões de pessoas pelo mundo, sendo também causa frequente da anorexia.
Assim de forma geral a bulimia é enquadrada como um distúrbio também ligado a imagem, onde por não aceitar sua condição e não querer engordar, a pessoa acaba usando métodos doentios para se livrar do peso.
Os sintomas são: preocupação excessiva com o peso; perder o controle sobre o que come; comer em excesso; ir ao banheiro imediatamente após as refeições; forçar o vômito após comer; fazer uso de diuréticos e laxantes após comer; usar suplementos diários de perda de peso.
As mais afetadas pela bulimia costumas ser mulheres jovens na entrada da adolescência. A bulimia causa consequências de difícil tratamento e até crônicas, são elas: problemas nos rins e cardíacos; desgaste dentário e nas gengivas; dores de garganta, dores no peito, cãibras musculares e fadiga; complicações estomacais e também no esôfago devido aos vômitos; entre outros.
É dividido em duas fases, a primeira é tratamento psicológico consiste em acompanhamento com psicoterapeuta e trabalhos com terapias em grupo, para que a pessoa com faça uma auto avaliação e entenda pelo problema que passa. Em alguns casos é necessária a utilização de remédios antidepressivos e a internação hospitalar para evitar consequências mais graves.
Já a segunda é o tratamento nutricional, tem-se o objetivo de balancear a alimentação da pessoa, mantendo seu corpo saudável, sem ser necessário engordar, uma vez que as pessoas tendem a ser mais vulneráveis por causa de hábitos como comer de forma exagerada e provocar vômito, impedindo o organismo de reter os nutrientes para o corpo.
O significado de Bulimia está na categoria Significados