Bugado significa com defeito, erro. Seu significado está pautado com problemas que ocasionam o mau funcionamento de computadores. É uma expressão usada na área da informática para indicar que o equipamento está com alguma falha operacional ou problemas no software ou hardware.
A expressão “bugado” tem sua origem na palavra “bug” que é um jargão (gíria) americano que significa “falha”, “defeito”. A palavra “bug” traduzindo para o português significa erro.
Muitas pessoas atribuem a origem do termo a Grace Hopper, um licenciado em física e matemática. Afirmam, de maneira equivocada, que o primeiro bug que surgiu era um bug real descoberto em 1945 na cidade de Havard. Uma mariposa ficou presa nos contatos do relé do computador Mark II e fez com que toda a máquina parasse de funcionar.
Um dos responsáveis pela popularização da palavra bug foi o ENIAC (Eletronic Numeral Integrator Analyzer and Computer), primeiro computador eletrônico. Desenvolvido em 1946 na época da Segunda Guerra Mundial esse equipamento era enorme e composto por inúmeros resistores e válvulas. No interior da máquina foram encontrados vários insetos atraídos pela luminosidade das válvulas, esses provocavam a queima dos componentes como, placas e causavam o mau funcionamento do computador.
Thomas Alva Edison, gênio inglês responsável por diversas criações, como, por exemplo, a lâmpada incandescente e o fonógrafo; também foi um dos responsáveis por tornar conhecida a expressão bug. O empresário criador do fonógrafo enfrentou problemas com os insetos em sua invenção. Esses pequenos “bichos” causaram erros de leitura em seu aparelho em 1878.
O bug do milênio ou bug Y2K, foi um termo usado para um fato que ocorreu no fim do século XX. O que era para ser considerado um problema de informática acabou se tornando motivo de preocupação para todo o mundo. Os sistemas de computadores antigos desenvolvidos nessa época guardavam e interpretavam as datas com 2 dígitos no ano, exemplo – ano de 88. Isso se dava pela necessidade de economizar espaço de memória, vez que o valor de um megabyte para gravar texto custava muito caro.
Desde então, o medo tomou conta da humanidade que temia que após a virada do milênio, os sistemas reconhecessem o ano de 2000 como 1900. Acreditava-se que os Bancos teriam suas aplicações com juros negativos, os investidores seriam prejudicados, empresas iriam à falência, etc.
Sendo assim, foram chamados diversos programadores aposentados para analisar novamente os antigos sistemas. Nesse período também ocorreu um esforço enorme por parte de todos os interessados a fim de renovar os recursos de informática. Toda a ação contribuiu para o crescimento desse segmento de mercado. Logo, o fato que alguns consideravam ser a chegada a época do “fim do mundo”, não passou de algo totalmente inofensivo.