Budismo é um sistema religioso, filosófico e ético criado na Índia por Sidarta Gautama, o Buda. O nascimento do budismo está ligado à religião Hindu. Segundo o hinduísmo, o deus Vishnu, quando desce à Terra, cria para si um avatar, uma aparência terrena. Uma delas teria sido Buda.
Criada no século VI a.C., por Buda, a filosofia budista está baseada na ideia de que o ser humano reencarna infinitas vezes para passar pelos sofrimentos do mundo. Tudo o que uma pessoa faz durante a vida constrói a base para as existências seguintes; esta é a ideia de karma. A finalidade das sucessivas reencarnações é o aperfeiçoamento do espírito, até que este consiga atingir a pureza espiritual, o nirvana. Somente aí, cessam as encarnações e as vicissitudes da vida material. É também possível que o espírito venha à Terra encarnado num animal (é por isso que muitos dos seguidores do budismo são vegetarianos).
Os sofrimentos do mundo são gerados pelos desejos materiais e pela falta de conhecimento. O caminho ao nirvana passa, então, pelo conhecimento e pelo desapego material.
O nobre caminho óctuplo
Segundo o budismo, o caminho para o fim dos sofrimentos e para se atingir o nirvana se divide em três grupos principais, totalizando oito passos:
Prajna
Prajna é a sabedoria que vem para purificar a mente. Tem a função de nos fazer ver a espiritualidade em todas as coisas da natureza. Prajna se divide em:
-drsti (ditthi): interpretar a realidade por trás das ilusões, enxergando-a como é, não como parece ser;
-samkalpa (sankappa): a vontade que guia o homem ao ideal de liberdade e desapego.
Sila
Sila é o comportamento ético; rege a negação de atos que podem gerar males. Sila contém:
-vãc vãc (vãca): usar a palavra sempre para dizer a verdade e jamais com intenção de ofender alguém;
-karmam (kammanta): jamais agir para prejudicar algo ou alguém;
-ãjivana (ajiva): estabelece que os preceitos anteriores devem ser vividos.
Samadi
Samadi representa a disciplina para dominar a própria mente e inclui:
-vyayama (vayama): o esforço que esta disciplina requer;
-smrti (sati): enxergar tudo como é e não como aparenta ser; não fazer julgamentos internos, apenas ter consciência da realidade;
-samadhi: a prática da meditação.
Budismo Zen
O Zen-Budismo é um dos ramos da filosofia budista mahayana. Também baseado nos ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda.
O Zen-Budismo é o resultado da soma do budismo com outras culturas, principalmente chinesa e japonesa.
Budismo tibetano
O Budismo tibetano é também uma vertente da mahayana e segue a doutrina desenvolvida pelos lamas.
A denominação Budismo tibetano, separada do budismo serve para estudiosos que buscam diferenciar a religião praticada no Tibete, porém não há grades diferenças entre o Budismo e esta sua ramificação.
Lama
Lama é uma palavra tibetana que significa superior ou mestre.
Dalai Lama
Dalai Lama é o título que recebe o monge que é o líder espiritual do Budismo tibetano. O Dalai Lama atual é Tenzin Gyatso.
Budismo – frases
Algumas frases do atual Dalai Lama que resumem a doutrina budista:
“A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância”
Este pensamento se refere tanto ao respeito com as outras pessoas como à necessidade de conhecimento no caminho para o nirvana.
“As melhores coisas da vida não podem ser vistas nem tocadas, mas, sim, sentidas pelo coração!”
Aqui aparece o desapego aos bens terrenos e a valorização dos sentimentos que trazem purificação ao espírito do budista.
"Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um tom de voz tranquilo e agradável, livre de qualquer preconceito ou hostilidade".
Nesta frase, está contido o ensinamento sobre o dizer sempre a verdade, o comportamento ético e respeitoso e a ausência de preconceitos.
"Se você tem o interesse em transformar o mundo, procure antes dedicar-se ao aperfeiçoamento pessoal, inovando seu próprio interior. "
Esta máxima contém uma das bases do Budismo, a busca pelo aperfeiçoamento do espírito rumo ao nirvana.
Budismo – símbolos
O símbolo principal do Budismo é a Roda Dharmica ou Dharmacakra. A Roda Dharmica é um círculo de cujo centro partem oito braços, representando o Nobre Caminho Óctuplo.