Buda é um substantivo masculino. O termo vem do Sânscrito budh, que significa “acordado, sabedor, o que percebe”.
O significado de Buda é iluminado, maneira de se traduzir também sua palavra de origem. Buda é o desperto, sendo que este termo é também o título dado a um mestre budista e também é conhecido como o mestre fundador do Budismo.
Todos os iluminados que conseguem alcançar a realização espiritual, através de estudos e dedicação, atingindo um elevado grau de entendimento e sabedoria, podem ser chamados de Budas.
Aquele que o povo conhece popularmente como Buda foi Sidarta Gautama, príncipe de uma família aristocrata, conhecido por ser muito instruído e com notável riqueza – o local era um pequeno reino próximo às cordilheiras do Himalaia, que atualmente é a fronteira do Nepal. Seu destino era tornar-se rei, continuando a ter uma vida cheia de conforto e prazeres, já que ele nunca havia saído do palácio.
A mudança em sua vida aconteceu na primeira vez que saíra do castelo, com uma idade em torno de 30 anos. Sidarta se surpreendeu com as desigualdades, com a pobreza, a dor e a angústia que abatiam as outras pessoas. Com o choque, Sidarta resolveu sair pelo mundo para entender a razão da existência do sofrimento.
Embora tenha buscado a sabedoria em vários lugares e com vários mestres, Sidarta não encontrou as explicações que almejava. Por isso, Buda sentou-se sob uma árvore e resolveu ficar meditando até encontrar a sabedoria que buscava. Ao atingir a iluminação, despertando para a realidade e limpando a mente de toda a ilusão, Buda alcançou o estado chamado de Nirvana.
Após isso, Sidarta – agora como Buda – criou a doutrina do Budismo e espalhou sua sabedoria e as verdades estabelecidas para seus seguidores. Para ele, o ódio não terminava com o ódio, mas sim com o amor.
Buda afirma que tudo é transitório, ou seja, tudo um dia termina ou se vai e o jeito para evitar o sofrimento é desapegando-se.
Buda não é classificado como um Deus, mas como um mestre espiritual.
O significado de Buda está na categoria Significados