Bruxa é um substantivo feminino. O termo não tem uma origem concreta, mas acredita-se que tenha surgido a partir do Latim antigo broscia, que talvez esteja relacionado com o Frâncico brosser, que quer dizer “correr pelo mato ralo”.
O significado de Bruxa designa uma mulher que possivelmente teria pacto ou poderes demoníacos. É sinônimo também de feiticeira, alguém que pratica a magia negra, que é adepta da bruxaria. As bruxas também são representadas por possuírem saberes ocultos, terem aspecto aterrorizante.
A bruxa é uma figura existente no folclore popular, quase sempre representada por um aspecto de idosa. Por isso, normalmente como figura de linguagem na literatura clássica, a bruxa é vista como uma mulher velha e feia, usando roupas sujas e escuras, com um grande nariz e com uma risada muito assustadora. Além disso, as bruxas são caracterizadas pelos comportamentos malvados, severos, sendo ranzinzas, agressivas e mal-humoradas.
É claro que o termo bruxa também pode ser utilizado para se referir àquela que tem práticas com feitiços e poções mágicas, que também sabe praticar outros encantos relacionados a bruxaria.
Ainda, o termo bruxa pode também abordar não somente que elas são más, que não possuem escrúpulos e que praticam magia negra para machucar pessoas, mas sim – de acordo com alguns autores – denominar mulheres sábias, protetoras e que usam seus poderes para realizar o bem.
Um tipo de mariposa, da família dos noctuídos, é chamada de bruxa por conta de suas manchas escuras e claras. A simbologia das mariposas aborda a morte que transforma, isto é, o renascer – a transformação da lagarta.
Durante a Idade Média, houve muito ressentimento e desprezo por mulheres que eram consideradas bruxas pela Igreja Católica. A bruxaria, naquela época, era proibida – isso proporcionou inúmeras perseguições não somente para a bruxaria, mas para qualquer religião que se manifestasse contra os ideais da Igreja Católica e, claro, para manter sua hegemonia.
Se acreditavam que uma mulher era realmente uma bruxa, ela seria acusada de heresia e teria como castigo o que os tribunais da inquisição acatassem. Por isso, durante aquele período, as supostas “bruxas” sofriam com castigos físicos, tempos em cárcere e até mesmo torturas e sentença de morte (sendo esta a queima na fogueira).
Hoje em dia, a imagem da bruxa passou a fazer parte de diversas histórias infantis. Um exemplo é o desenho Sítio do Pica Pau Amarelo – um dos personagens era a Cuca, uma bruxa. É possível notar que conforme os séculos passaram, variados conceitos pagãos começaram a ser aceitos pela sociedade, permitindo uma ideia mais “tranquila” dessa figura folclórica.
Outros exemplos de bruxas aparecem na área cinematográfica. É o caso da Bruxa Má do Oeste, presente no O Mágico de Oz e também a Bruxa de Blair, presente no filme de mesmo nome.
Harry Potter é uma série de romances fantasiosos escrita por J.K.Rowling que conta a história de um jovem bruxo e o mundo mágico dos bruxos.
O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, é uma data comemorativa em vários países. Com o passar dos anos, esta data se torna cada vez mais popular em território brasileiro. Este dia é comemorado em 31 de outubro, sendo uma criação na Irlanda – sendo uma antiga festividade celta – e que, ao chegar nos Estados Unidos, se difundiu para o restante do mundo.
No inglês, a palavra bruxa é witch.
As bruxas do amor são também chamadas de feiticeiras do amor. São aquelas mulheres que têm a prática de realização da “magia branca”, que é feita através dos conhecimentos e forças da natureza. Assim, elas conseguem se proteger da magia negra e as energias negativas.
A Bruxa do 71 é o apelido de uma personagem do famoso seriado mexicano Chaves. O nome verdadeiro da personagem é Dona Clotilde, que foi interpretada pela atriz María de los Ángeles Fernández Abad, que faleceu em 1994.
O número 71 se deve ao número da casa em que a Dona Clotilde mora. Além disso, a personagem é solteirona e havia muitas piadas sobre a aparência dela em diversos episódios do seriado.
O significado de Bruxa está na categoria Significados