Briefing é um substantivo masculino. O significado de briefing tem a ver com informações, onde é possível obter instruções objetivas sobre determinada missão, ou que tem relação com uma tarefa a ser executada.
Um briefing vem atribuído de orientações.
Exemplo 1:
O piloto recebeu o briefing da missão, já os passageiros receberam outro feedback a esse respeito.
É também o conjunto de conhecimentos ou dados que tem o intuito de especificar algo, de contribuir e orientar.
Tem ligação com resumo e capacidade de transmitir mais de um conteúdo, seja sobre determinado tema, ou sobre vários assuntos que estão interligados.
No conjunto de informações o briefing se associa de maneira plena, pois resume bem o seu significado.
Conciso, objetivo, descrição, conjunto de informações, breve relatório, esboço, conjunto de regras, argumentos, informações polêmicas, discernimento, constatação, notícia, mensagem, transmissão sobre assunto, direção.
Desinformação, insciência, desconhecimento, insipiência.
Resumo também está ligado ao que briefing significa. Isso quer dizer que é uma coletânea resumida, objetiva e concisa. Também é dito que é uma referência sintética, em forma de sumário.
Nisso consiste informações específicas, essenciais ao conteúdo referente. Assim as ideias mais importantes são direcionadas e divulgadas, seja por meio de briefings, relatórios, mensagens ou relacionado com algum tipo de conhecimento.
O que significa análise – partes de um componente, tem total semelhança com o que o briefing tem por missão. Transmite um tipo de comunicação que envolve pontos descritivos e que também fornece condições de serem analisados informações que se assemelham ou não.
A análise de um briefing por exemplo, pode ser avaliativa, crítica ou reflexiva, a depender da situação e requisitos.
É muito comum – empresas de pequeno, médio ou grande porte formatarem um briefing, utilizando esse processo para desenvolver atividades ligadas à administração, comunicação ou relações públicas sobre o contexto pertinente à organização.
O briefing faz parte, portanto, de um processo de planejamento e ação para uma determinada área.
Um briefing pronto é aquele que foi concluído e que possui todas as diretrizes necessárias para uma ação.
O briefing de tradução ocorre quando as informações vão de uma língua à outra, ou seja, se estiver em português e houver necessidade de ser traduzido para o inglês, assim é feito.
As empresas de publicidade e propagando utilizam com frequência o Briefing de publicidade. Esse faz parte de um processo contínuo que segue as necessidades do material para divulgação.
Existem muitos modelos de briefing e eles são sempre de acordo com o que a empresa ou cliente deseja. Podem ser pequenos ou grandes.
O Briefing de criação envolve os objetivos partilhados pela empresa/cliente, isso quer dizer que não existe modelos prontos e pré-determinados, a criação dos mesmos vai de acordo com: público-alvo, plano de ação, objetivos, forma de posicionamento perante o marketing, custos, prazos, posições geográficas e interesses.
Significa um processo de design, que comporta informações importantes e necessárias a respeito de algum tipo de trabalho, seja ele físico ou virtual.
Nele há a descrição do projeto em si, nisso consiste dados básicos, onde uma marca poderá ser remodela, criada ou recriada.
O que todo briefing deve conter?