Significado de Bonsai


O que é Bonsai



Bonsai é uma palavra que tem origem japonesa e pode ser traduzida para o português como “plantando na bandeja”. O termo refere-se a uma árvore que é miniaturizada, cultivada em vasos ou recipientes pequenos como qualquer planta doméstica. Bonsai é também o nome da técnica utilizada para fazer com que uma árvore fique miniaturizada.

Entre as técnicas trabalhadas para que a árvore bonsai mantenha seu tamanho reduzido, estão a poda constante de galhos e raízes, bem como a utilização de arames para fazer certas amarrações, além disso quem trabalha com um bonsai procurará manejar a árvore para que fique bela, estilosa e represente uma cena da natureza.  

Qualquer espécie de árvore poder ser utilizada para criar um bonsai, contudo, algumas são preferidas pelos especialistas, como figueira, pessegueiro, camélias, amoreira, pinheiro, azaleias, fícus, jasmim e etc. Em diferentes países diferentes tipos de árvores tornam-se bonsai. No Brasil, por exemplo, algumas espécies característica do cultivo local são mangueira, ipê-amarelo, araçá, jabuticaba entre outras.

História do Bonsai

O bonsai hoje é muito ligado a cultura japonesa, contudo sua origem é chinesa. Acredita-se que as primeiras árvores miniaturizadas surgiram na China em algum momento antes do século VIII. Mais ou menos nesse período o Japão passa por um momento de grande contato com a cultura chinesa, especialmente devido ao crescimento do Budismo que está chegando ao país a partir da China. Esse contexto traz ao Japão as técnicas e o gosto pelo cultivo de árvores em miniatura.

Cerca de cinco séculos mais tarde, a religião Zen chega ao Japão reacendendo o gosto pelo cultivo das pequenas árvores no país, pouco a pouco sua técnica vai se aperfeiçoando e ganhando característica próprias bem japonesas. No século XVI já temos árvores miniaturizadas com suas formas trabalhadas e no século XVIII o bonsai já tem esse nome consagrado no Japão e sua técnica e forma consolidam-se mantendo-se pouco alteradas até os dias de hoje.

Classificação dos bonsais

De acordo com os seus tamanhos os bonsais pode ser classificados como:

Keshitsubo, possui de 3 a 8 cm;

Shito, possui de 5 a 10 cm;

Mame, possui de 5 a 15 cm;

Shohin, possui de 13 a 20 cm;

Komono, possui de 15 a 25 cm;

Katade-mochi, possui de 25 a 46 cm;

Chumono ou Chiu, possui de 41 a 91 cm;

Omono ou Dai, possui de 76 a 122 cm;

Hachi-uye, possui de 102 a 152 cm;

Imperial, possui de 152 a 203 cm.

O significado de Bonsai está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Bonsai |