Significado de Bondade


O que é Bondade



Bondade é um substantivo feminino. O termo vem do Latim bonus, que significa “bom”.

O significado de Bondade é voltado para uma característica de quem faz o bem, que faz boas ações – no entanto, nem todas as pessoas possuem essa qualidade.

A bondade se refere às pessoas que praticam o bem, que são benevolentes, amáveis e procuram sempre ajudar os outros. É demonstrar generosidade e humanidade.

Por exemplo: “Maria possui uma inclinação para praticar o bem. Bondade é sua qualidade principal.”

Fazer o bem é uma atitude que é desenvolvida através da empatia, que significa a capacidade de uma pessoa sentir aquilo que a outra pessoa possa estar sentindo.

Bondade indica que uma pessoa tem boa índole, que tem decência, é honesta, trata as pessoas com cortesia, educação e de forma delicada. É, de modo geral, uma pessoa gentil.

Quem pratica atos de bondade é chamado de bondoso(a). Bondade é uma virtude pessoal que se estende para pessoas, situações ou objetos.

Para Platão, filósofo grego, a felicidade era o resultado final de uma vida quando dedicada a um conhecimento progressivo com o intuito de atingir a ideia do bem. Por isso, ele apontava que a fórmula “conhecimento = bondade = felicidade” era necessária por todos que desejavam a ideia perfeita de felicidade.

Por isso, a bondade tem como sinônimos as seguintes palavras: amabilidade, altruísmo, benignidade, clemência, dignidade, misericórdia e indulgência. Como antônimos, pode-se destacar as palavras: atrocidade, desonestidade, maldade, malícia, perversão, impiedade e ganância.

No Norte e Nordeste do Brasil, muito usa-se a expressão “Quanta bondade!” – uma exclamação que ironiza uma pessoa que, embora pregue a bondade, possui um comportamento oposto.

O significado de Bondade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Bondade |