Bonança é um substantivo feminino existente na língua portuguesa. Essa palavra pode ser utilizada em diversos contextos, mas o mais comum é em contexto marítimo.
Bonança, quando se refere ao mar, significa o estado do mar que é favorável à navegação, ou seja, um mar calmo no qual o navio pode seguir sem maiores problemas ou mudanças involuntárias de rumo.
Por extensão, o substantivo bonança começou também a ser utilizado fora do meio marítimo, tendo o significado de tranquilidade, calma e sossego. Além disso, pode significar também ventura ou felicidade.
O termo bonança possui sua origem na língua castelhana, na palavra bonanza, com o mesmo sentido do substantivo português.
A palavra bonança não é muito utilizada na língua corrente no Brasil, mas, ainda assim, é bastante conhecida, pois faz parte de um ditado popular: “depois da tempestade vem a bonança”. Esse ditado está intimamente ligado ao mar e quer dizer que, após a tempestade, que causa águas revoltas e perigosas, há a bonança, o momento de paz e tranquilidade. Esse ditado é levado para a vida cotidiana para ilustrar que, sempre após situações complicadas ou difíceis, chegará momentos de sossego, felicidade e paz.
Esse ditado funciona por meio do paralelismo, onde pega-se uma situação e associa-se ela a outra, mostrando relação paralela de causa e efeito. O objetivo deste paralelismo é dar esperanças e forças para que as pessoas consigam lidar com os problemas e momentos difíceis da vida, buscando sobreviver até as fases mais calmas e tranquilas.
A palavra bonança, justamente por remeter a algo tranquilo, confiável e pacífico, foi muito utilizada em produções culturais, como na música, além e em empreendimentos, como seguradoras e transportadoras, ou seja, negócios que precisam dar a sensação de segurança e tranquilidade ao cliente.
Bonanza foi o nome escolhido para um seriado norte-americano.
O significado de Bonança está na categoria Significados