Bolinar é um verbo intransitivo e também verbo transitivo direto. Este termo vem do Francês burin, que significa “cinzel, buril” (ferramenta que permite abrir buracos na parede).
O significado de Bolinar é alar com a bolina, um termo conhecido para a área náutica. Navegar à bolina é fazer com que o barco navegue quase de encontro ao vento, isto é, é manter a embarcação quase contra o vento.
Na navegação à bolina (também chamado de cochado), a embarcação precisa estar sempre 45 graus em relação ao vento contrário.
Navegar à bolina consiste em marear contra o vento – uma ação que facilita a navegação por zonas onde o vento não é favorável. Entretanto, essa maneira faz com que se demore mais ou menos quatro vezes mais em alcançar um trecho do que navegar a favor do vento.
No Brasil, bolina é um sinônimo de patilhão.
Ainda, no Brasil, bolinar é um verbo usado em sentido figurado para indicação a ação de bolinação, isto é, a ação de uma pessoa esfregar-se ou apalpar uma outra pessoa de forma maliciosa e totalmente proposital (intenção de obter estimulação sexual).
A bolinação é muito comum em locais públicos – como no caso de ônibus, metrôs, parques, cinema, entre outros –, porém tem-se relatos de bolinação em ambientes privados, como, por exemplo, em banheiros, carros, elevadores, etc.
Bolinar, nesse sentido, não se equivale ao estupro (quando há ausência ou presença de consentimento). Entretanto, esta atitude não-consensual é alvo frequente de reclamações de diversas mulheres que sofrem com esse constrangimento e, obviamente, medo.
O significado de Bolinar está na categoria Significados