Boêmio é uma palavra do dicionário brasileiro usado para caracterizar o comportamento de uma pessoa que vive despreocupadamente, isto é, que gosta e que tem o costume de sair pelas ruas procurando bares festas e locais com amigos para se divertir.
Outrossim, o termo Boêmio foi originalmente usado para caracterizar a pessoa que nasce na Boemia, isto é, que é natural ou habitante da Bohemia, que é uma região localizada mais exatamente ao ocidente da conhecida República Tcheca.
Os boêmios, como são chamados, são tipicamente nômades da região da boêmia e que, naturalmente ao passar do tempo, este termo que os nomeia findou por se transformar em um sinônimo para Cigano ou também para um indivíduo com vida desregrada.
A origem ou a termologia da palavra Boêmio aparece a partir do latim clássico, mas exatamente da palavra “boihaemum”. Podemos ver que a forma clássica do latim para esta palavra em comparação a forma dela usada hoje em dia é bem diferente.
Boêmio é uma palavra classificada como um adjetivo qualificativo, na qual pode ser empregado de duas formas, como um termo pejorativo, dando a entender que o indivíduo vive uma vida desregrada, sem regras, com poucos ou nenhum limite e sem respeito a padrões, mas que também traz o sentido de um indivíduo que tem designação para uma vida hedonista, que gosta de ser alegre e que gosta de viver completamente livre.
No território nacional brasileiro, culturalmente existem variadas formas de histórias sobre a cultura do homem Boêmio, na qual é sempre estereotipado como o jeitinho malandro brasileiro, como pode ser visto em filmes sobre a cultura brasileira, na música popular brasileira e também na literatura do Brasil.
Um grande músico popular brasileiro, muito conhecido por ter uma vida associada ao autêntico costume Boêmio é o cantor Zeca Pagodinho, que mostra em suas músicas o lado do cantor que gosta de ser livre e de sempre estar festejando bebendo com os amigos.
O significado de Boêmio está na categoria Significados