Significado de Bode Expiatório


O que é Bode Expiatório



Bode expiatório é uma expressão utilizada para designar uma pessoa sobre a qual recai uma culpa mesmo ela não tendo de fato cometido o ato do qual é acusada. O bode expiatório é um inocente que leva a culpa por algum crime, delito, ofensa, equívoco, enfim, para que outra pessoa seja beneficiada ou em prol de certos interesses.

Contudo, bode expiatório também pode ser um grupo de pessoas ou um povo acusado de algo que é inocente por alguém com segundas intenções. Esse foi o caso dos judeus alemães que foram acusados, injustamente, por Adolf Hitler de serem a causa da crise na Alemanha para que o seu governo tivesse uma razão para exterminá-los e pudesse se apoderar dos seus bens.

Curiosamente, se por um lado a situação dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial é o exemplo mais famoso, e triste, de um povo usado como bode expiatório, por outro lado, a origem do termo está intimamente ligada a história do povo judeu.

A expressão bode expiatório remonta a uma antiga tradição judia que está descrita na Bíblia como o dia da expiação. Nesse dia fazia-se uma cerimônia ritual onde se usavam dois bodes. Um deles, definido por sorteio, era sacrificado. O outro, chamado de bode expiatório, era mantido vivo e abandonado no deserto, simbolizando que todos os pecados de Israel estavam sendo levados com ele.

No ritual o sacerdote confessava os pecados de Israel enquanto matinha sua mão sobre a cabeça do bode expiatório. O bicho recebia toda a culpa do povo, como uma forma de protegê-lo, e a partir de então a expressão ganhou vida assumindo o significado que encontramos hoje.

O significado de Bode Expiatório está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Bode Expiatório |