Bocó é uma palavra classificada como uma expressão brasileira muito informal que normalmente é usada como sinônimo de alguns adjetivos como: bobo, idiota, ignorante e tolo.
Devemos nos atentar ao fato de que o termo bocó não aplica uma conotação tão pejorativa e pesada quanto estúpido, burro ou até mesmo idiota.
Na verdade, bocó é uma palavra com sentido um pouco mais leve, o seu significado é relacionado à ignorância aparente devido a uma inocência e pureza de quem é alcunhado com este adjetivo.
Segundo algumas definições mais conhecidas, a origem do termo bocó deriva da expressão francesa “boubaut”. Essa expressão significa ou se refere a um saco que é feito com pele de bode. Esse saco é usado para fazer o transporte ou armazenamento de conteúdos líquidos.
A partir daí, quando chegou ao Brasil, este termo acabou por ser encurtado e se transformar em bocó. Mas primeiramente, aqui no Brasil, este termo era usado para se referir a um saco feito com couro de tatu. O que se diz é que como o bocó não tinha tampa, as pessoas começaram a usar de uma forma muito comum, fazendo associação texto-objeto com o sentido de bocas abertas.
Bocas abertas era a expressão usada para identificar as pessoas que mostravam desentendimento quando eram instigados ou estavam em uma conversa. Esse tipo de pessoa também é conhecida como mentalmente lenta, lesada ou até mesmo ignorante.
Dependendo do uso do termo bocó, teremos várias expressões que usam este tema. Em algumas regiões do Brasil, existe a composição deste termo na expressão bocó de mola. Esta expressão tem uma conotação mais pesada e é usada para dizer que alguém é muito burro ou muito idiota.
Podemos entender então que, ao acrescentar “mola” a esta expressão, é como se “mola” fosse um agravante, um aumento para a burrice da pessoa adjetivada como bocó. Podemos dizer que bocó de mola é sem dúvida uma expressão muito mais pejorativa.
Os sinônimos de bocó são:
Bocó também ficou muito popular após ser usado como o adjetivo mais usado pelo rei Julian, que sempre chamava alguém de bocó em Madagascar.
Outra expressão que usa bocó que é muito utilizada para dizer que alguém é bobo, é a expressão bocó de fivela.
Já Bocó de Manoel de Barros é um poema muito conhecido.
O significado de Bocó está na categoria Significados