Boçal é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo parece ter origem no Italiano bozza, que significa “pedra grosseiramente talhada”, o que traz o sentido de “falta de educação, grosseiro” quando indicado para uma pessoa.
O significado de Boçal é, como substantivo, algo ou alguém privado de inteligência, podendo também designar aquele que é desprovido de comportamentos humanos.
Boçal define a característica daquele que é estúpido, bruto, grosseiro.
Por extensão, é alguém ou algo ignorante ou rude.
Como gíria brasileira, boçal procura identificar uma pessoa exibicionista, pois age de maneira arrogante, esnobe e basicamente chata, em geral por possuir melhores condições financeiras que a maioria ou mesmo por se sentir como um indivíduo superior.
Por isso, é comum associar o termo “boçal” com alguém que não possui muita educação tampouco inteligência, não sendo capaz de ter delicadeza e sensibilidade em suas atitudes e comportamentos.
Por exemplo, nas frases se nota o conceito de boçal:
“Aquele boçal tem atitudes completamente inaceitáveis.”
“Aquela boçal está ultrapassando todos os limites do bom senso.”
Informalmente falando, boçal designa o que é gigante, enorme, imenso ou descomunal.
Já como adjetivo, boçal é, de forma similar, uma maneira de classificar algo ou alguém como estúpido, rude ou grosseiro, que se ausenta de inteligência e tem pouca cultura. Boçal também pode ser relacionada com alguma situação ridícula, que acontece sem motivação ou sem sentido.
Por exemplo:
“O jeito boçal de seu irmão não vai impressionar as garotas.”
Antigamente, o termo era usado para indicar o escravo que havia recém-chegado da África e que não falava português.
Boçal em inglês pode ser traduzido como jerk, moron ou numbskull.
Os sinônimos de Boçal são:
Os antônimos de Boçal são: