Blu-ray é um disco que tem o mesmo tamanho e função do DVD ou do CD, contudo trata-se de uma tecnologia mais avançada que armazena muito mais dados e reproduz arquivos com maior qualidade em alta definição. A tecnologia do Blu-ray usa um raio laser azul para imprimir as informações no disco, e seu nome vem daí. Azul é blue em inglês e ray é raio, da junção dos dois chegou-se ao nome Blu-ray.
Os DVDs usam uma tecnologia com um raio laser vermelho, que tem maior comprimento de onda do que o raio laser azul usado nos Blu-rays, e esse é o seu grande diferencial. O raio laser azul permite uma maior precisão na gravação e leitura dos dados, além de possibilitar um armazenamento entre 25 a 50 GB de informação, superando em muito os DVDs que armazenam até 4,7 GB.
As pesquisas para o desenvolvimento do Blu-ray começaram no ano 2000 e foram patrocinadas por várias empresas como a Sony, Warner Bros., Apple, Disney, entre outras. As empresas procuravam um produto que atendesse a demanda crescente por produtos de alta definição e grande capacidade de armazenamento. E em 2006 é lançado pela Sony o primeiro aparelho com capacidade de leitura Blu-Ray.
O Blu-ray consagrou-se como a mais nova tecnologia para armazenamento de dados, e sobretudo para a reprodução de filmes com alta qualidade, desbancando o HD-DVD que era a aposta da Toshiba que a partir de 2009 passa a também fabricar um aparelho com a tecnologia do Blu-ray.
As desvantagens do Blu-ray em relação ao CD e ao DVD são o seu alto preço e sua maior sensibilidade, ou seja, são mais fáceis de serem danificados no manuseio do que os seus antecessores.
O significado de Blu está na categoria Significados